Muros Com Vida – Trabalhos 2023/2024

Escola Básica do Parque (São João da Madeira)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Mural pré-escolar

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Câmara Municipal e Associação de pais.

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Na nossa escola fizemos dois murais distintos, ambos representativos de ecossistemas naturais, um deles patenteia um ecossistema aquático, onde é representado um charco e os seres vivos que nele existem. No outro, é um misto de terrestre com aquático, em que há representação vegetal e animal.

Qual a razão da escolha desta imagem?
A imagem do ecossistema aquático, foi escolhida porque se encontra perto do charco pedagógico que existe na nossa escola, os animais desenhados são os existentes, neste momento, no charco. A outra imagem foi escolhida, por unanimidade, pelos meninos do pré-escolar, sendo desenhos que estão habituados a fazer e a imagem que têm da natureza.

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
Este foi um projeto que teve a colaboração de toda a escola e parceiros educativos (Câmara Municipal e Associação de Pais). Na reunião de ecoescolas foi proposta a atividade que teve a adesão de todos os presentes. De seguida, procedeu-se à elaboração dos projetos, em que todos foram dando ideias, até obtermos o produto final. Foi solicitada colaboração da Associação de Pais para limpeza dos muros e da Câmara Municipal para a aquisição dos materiais necessários para a concretização do projeto. Por fim, procedeu-se à elaboração da pintura, primeiro com a aplicação do primário, depois elaboração do desenho e por último a pintura.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Os alunos tinham idades compreendidas entre os 3 e os 10 anos. O nosso principal objetivo foi que todos pudessem participar, portanto desde a aprovação do projeto até à concretização do mesmo, foi solicitada a opinião/participação dos alunos. Para a pintura, foi elaborada uma escala, para que todas as turmas dessem o seu contributo, de forma organizada.