Muros Com Vida – Trabalhos 2023/2024

Escola EB/S de Rebordosa (Paredes)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

O mural procura transmitir a importância da sustentabilidade e do cuidado com o meio ambiente através de uma representação artística vibrante e significativa.

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Alunos dos 6º, 7º e 8º ano, Professores da Escola Básica e Secundária de Rebordosa

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
As Jovens e os Regadores: cada jovem é pintada com uma cor específica que simboliza uma etapa diferente do ciclo das folhas; Verde: representa a fase inicial, de crescimento e vitalidade das folhas; Amarela: simboliza a transição, que indica a mudança e a preparação para as novas fases; Vermelha: reflete a maturidade e a plenitude das folhas; Castanha: representa a fase final, de queda e renascimento, indica o ciclo contínuo da natureza.
O Céu e as Borboletas: o céu é retratado através de numerosas borboletas, pintadas em dois tons de azul. Estas borboletas não só trazem um elemento de leveza e movimento ao mural, mas também simbolizam a transformação e a renovação, em harmonia com o ciclo das folhas representado pelas jovens.

Qual a razão da escolha desta imagem?
O mural, através da combinação de cores e elementos naturais, comunica a importância do cuidado e da sustentabilidade ambiental. As jovens com os regadores ilustram o papel ativo que cada um de nós deve desempenhar na preservação da natureza. As diferentes cores das jovens enfatizam a ideia de que cada fase da natureza é crucial e merece atenção e cuidado. As borboletas no céu reforçam a mensagem de transformação e a beleza da biodiversidade, incentivando para uma visão mais ampla sobre a importância de proteger todos os elementos do nosso ecossistema.

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
O trabalho começou por uma pesquisa em sala de aula, seguida de uma preparação do local onde se ia realizar a pintura. A pesquisa incidiu sobre a importância da sustentabilidade e do cuidado com o meio ambiente através de uma representação artística vibrante e significativa.
Finalmente a pintura e execução do mural.
Este mural, criado no contexto do projeto Eco-Escolas, não só embeleza o espaço onde está localizado, mas também serve como um constante lembrete do nosso compromisso com a sustentabilidade e o cuidado com o meio ambiente. É uma obra que une arte e consciência ecológica, inspirando todos os que a contemplam a participar ativamente na preservação do nosso planeta.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Alunos com idades entre os 11 e 14 anos.