Muros Com Vida – Trabalhos 2023/2024

Colégio Dr. Luís Pereira da Costa (Leiria)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Totalidade da Pintura

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Câmara Municipal de Leira – fornecedor das tintas utilizadas na pintura do mural.

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Ecossistemas e elementos dos ecossistemas:
Marinho tropical: Corais, tartaruga, peixe cirurgião, peixe palhaço e variados peixes tropicais. Savana: Girafa, zebra e leão. Ártico: Família de pinguins. Floresta tropical: Pandas e bambus. Floresta mediterrânica: Veado, lago de água doce, sapo e alguns caniços.

Qual a razão da escolha desta imagem?
A escolha de variados ecossistemas foi da responsabilidade dos alunos que tiveram a oportunidade de representar os ecossistemas ao seu gosto.

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
No primeiro momento, formaram-se grupos de quatro alunos e cada grupo teve a possibilidade de escolher os ecossistemas que desejava representar e o modo como o poderiam fazer. Em seguida, cada um dos grupos apresentou o seu projeto para o Mural e elegeu-se um único projeto, através de votação. Por fim, todos os alunos, dos diferentes grupos participaram no desenho e pintura do mural, com o acompanhamento da docente de Educação Visual/ Complemento à Educação Artística.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
O desenho projeto escolhido foi da responsabilidade de quatro alunas, do 7.º ano de escolaridade, com idades compreendidas entre os 12 e 13 anos. No entanto, o desenho no muro e pintura do mesmo foi da responsabilidade de duas turmas do 7.º ano.