Muros Com Vida – Trabalhos 2023/2024

Escola EB1/PE da Quinta Grande (Câmara de Lobos)

Fotografias do processo/pintura:

Processo de criação

Totalidade da pintura:

Fotografias de detalhes:

Detalhe do processo

Parceiros:
A Câmara Municipal de Câmara de Lobos fez parceria com a nossa escola facultando todos os matérias necessários para a execução da pintura, designadamente as tintas apropriadas para o efeito.

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Os ecossistemas representados através da pintura do mural são a floresta e as montanhas. Os elementos do ecossistema presentes na pintura são: as montanhas, a flora e a fauna.

Qual a razão da escolha desta imagem?
Foi do agrado de todos os intervenientes que no mural da escola deveria estar representado o meio envolvente. Estando a escola inserida no meio rural, onde a biodiversidade é um elemento presente, não poderia faltar a representação das flores que são uma constante na ilha e, especificamente, os massarocos que são uma das plantas endémicas da Região. As três crianças apresentadas representam a alegria que todos sentem ao poderem brincar livremente e ao ar livre.

A pintura da parede foi desenvolvida durante o 3.º período e enquadrou-se nos temas propostos para este ano letivo: Geo-diversidade/ espaços exteriores, no quais destacamos a importância de os valorizar, preservar e regenerar.
O projeto iniciou-se com o desenho do esboço de todos os elementos que dariam origem à composição final. A pintura foi realizada durante várias semanas, por turmas, na qual foram utilizadas trinchas, pinceis e tintas acrílicas para o efeito.
Esta foi uma atividade que promoveu o desenvolvimento da criatividade artística e do sentido estético, dando uma nova vida aos muros da escola. Houve momentos de convívio, partilha e de sensibilização para a conservação do recinto escolar e da preservação da natureza.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Os alunos do 1.º Ciclo (com idades compreendidas entre os 6 e os 10 anos), foram chamados, por fases, a colaborar na escolha das imagens e na execução da pintura do mural.