Escola Básica e Secundária de S. Martinho do Porto (Alcobaça)
Parceiros:
Câmara Municipal de Alcobaça
Memória descritiva
Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
No âmbito do projeto Eco-Escolas, Muros com vida, com vista a promover a importância da preservação de ecossistemas e em simultâneo a valorização do espaço público melhorando o seu aspeto estético, quer dentro do recinto escolar, quer fora da escola e o trabalho da expressão artística por crianças e jovens, no âmbito da biodiversidade e sustentabilidade, centrado na arte. O agrupamento de escolas de São Martinho, juntamente com o município de Alcobaça, resolveu associar-se a esta atividade, com a participação das turmas de 7º ano de escolaridade, tendo como objetivo a pintura de um ecossistema marinho num muro do recinto escolar.
Numa primeira fase os alunos realizaram uma pesquisa preparatória sobre os animais que habitam os diferentes ambientes marinhos e as condições de existência a que estão sujeitos. Tendo como plano de fundo a imagem do mar, cada participante acabou por escolher um animal marinho que pudesse esteticamente complementar de modo satisfatório não só a imagens de fundo, mas também a interação visual entre as escolhas individuais dos animais a realizar.
Criou-se então um ecossistema fictício onde as mais variadas criaturas marinhas se cruzam de uma maneira talvez impossível, mas priorizando a interação estética e a criatividade individual. Promoveu-se a consciencialização ambiental ao mesmo tempo que objetivamente se desenvolveu um gosto pela criação artística e pelo trabalho de grupo.
Qual a razão da escolha desta imagem?
Numa primeira fase os alunos realizaram uma pesquisa preparatória sobre os animais que habitam os diferentes ambientes marinhos e as condições de existência a que estão sujeitos. Tendo como plano de fundo a imagem do mar, cada participante acabou por escolher um animal marinho que pudesse esteticamente complementar de modo satisfatório não só a imagens de fundo, mas também a interação visual entre as escolhas individuais dos animais a realizar.
Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
Criou-se então um ecossistema fictício onde as mais variadas criaturas marinhas se cruzam de uma maneira talvez impossível, mas priorizando a interação estética e a criatividade individual. Promoveu-se a consciencialização ambiental ao mesmo tempo que objetivamente se desenvolveu um gosto pela criação artística e pelo trabalho de grupo.
Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
O agrupamento de escolas de São Martinho, juntamente com o município de Alcobaça, resolveu associar-se a esta atividade, com a participação das turmas de 7º ano de escolaridade (ABCDE), tendo como objetivo a pintura de um ecossistema marinho num muro do recinto escolar.