Muros Com Vida – Trabalhos 2023/2024

Escola EB 1/PE da Cruz de Carvalho (Funchal)

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

A pintura concluída, onde sobressaem as três espécies endémicas representadas: o pombo-trocaz, o bis-bis e a freira-da-Madeira.

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Este trabalho foi realizado com a parceria da Câmara Municipal do Funchal que nos cedeu as tintas e pincéis.

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
A pintura representa elementos importantes da fauna da Madeira: três espécies de aves endémicas que são espécies protegidas.

Qual a razão da escolha desta imagem?
A Biodiversidade do Arquipélago da Madeira e a sua fauna foi o tema trabalhado e que deu origem a esta pintura mural.

O processo iniciou-se aproveitando as diversas pesquisas sobre a Biodiversidade do Arquipélago da Madeira, realizadas pelos alunos em casa e na escola no projeto "Gosto Disto" e na atividade de Expressão Plástica.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Esta atividade envolveu os alunos de todos os anos do 1º ciclo, entre os seis e os dez anos. Depois selecionou-se os desenhos mais apropriados para serem pintados na parede. Na pintura do mural estiveram envolvidos os alunos do 3º e 4º ano.