Escola EB 2,3 de Boticas (Boticas)
Parceiros:
Câmara Municipal de Boticas (no fornecimento de material de pintura).
Memória descritiva
Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
O ecossistema presente no mural é terrestre montanhoso, retratando a região em que se insere o agrupamento.
Estão presentes neste ecossistema os seguintes elementos:
Fatores abióticos: solo, rio, luz.
Fatores bióticos: Estratos herbáceos, arbustivos e arbóreos, abelhas, borboletas, falcão, joaninhas e lagartos.
Nota: foram selecionados estes animais uma vez que fazem parte da fauna local. A abelha é inclusivamente o símbolo do concelho de Boticas, sendo a localidade uma grande produtora de mel. O falcão também foi selecionado, porque para além de fazer parte da biodiversidade local, também se pratica no concelho a arte da falcoaria. As joaninhas e os pequenos répteis pela sua importância no controlo de pragas na agricultura biológica. E as borboletas foram escolhidas, pois estas espécies existentes no concelho de Boticas, na região do Barroso, são alvo de estudo do entomólogo Ernestino Maravalhas, autor do livro “Biodiversidade do Barroso – Borboletas Diurnas”
https://www.cm-boticas.pt/noticias/default.php?id=pX
Qual a razão da escolha desta imagem?
Uma vez que Boticas está implantada numa zona rural e agrícola, sendo a mãe natureza a extensão de cada habitação e uma vez que os alunos convivem de perto com essa realidade, onde praticam frequentemente caminhadas e/ou passeios de bicicleta, optaram por escolher esta imagem por considerarem ser a que mais se enquadrava no ambiente que os rodeia.
Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
Apos abordagem/ debate sobre a a urgência da preservação dos ecossistemas, os alunos destacaram em particular a biodiversidade predominante na região do Alto Tâmega e Barroso. Os discentes realizaram diversos esboços representando graficamente a biodiversidade que conhecem fruto das suas vivências nas localidades onde vivem.
Explorando o potencial criativo dos alunos, a partir do mote: “Boticas - a Sedução da Montanha”, os docentes das áreas disciplinares envolvidas selecionaram alguns elementos de destaque nas várias obras realizadas. Em conjunto com as crianças e sob orientação dos docentes, deu-se início à concretização do projeto comum no muro selecionado.
Com recurso a tinta acrílica de água e sob orientação dos professores, os alunos ao estilo impressionista ilustraram as primeiras pinceladas criando graficamente as montanhas e as árvores visíveis do recreio da escola. De seguida, incorporaram-se elementos da fauna e flora existente na região. O objetivo é passar a mensagem da urgência da preservação e da valorização da natureza – uma riqueza que temos o privilégio de usufruir e por isso preservar!
Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Os alunos que participaram nesta atividade frequentam o Clube da Pintura e a Oficina de Desenho (ofertas complementares do agrupamento), tendo por isso especial aptidão/sensibilidade para este tipo de projeto de expressão artística. Estiveram também envolvidos os alunos que frequentam as disciplinas de Educação Visual, Educação Tecnológica e Cidadania e Desenvolvimento.
Estes alunos encontram-se na faixa etária dos 9 aos 12 anos.