Muros Com Vida – Trabalhos 2023/2024

Escola EB 2,3 D. Paio Peres Correia (Tavira)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Fachada parcial final (frontal)

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Câmara Municipal de Tavira, com a entrega das tintas Eco e a reparação prévia das paredes dos balneários

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Ecossistema marinho e da Ria Formosa, com a representação das estrelas-do-mar, medusas, referência à cultura local do concelho ligada ao polvo e a referência à espécie protegida Cavalo-marinho.

Qual a razão da escolha desta imagem?
A escola e o concelho situam-se na proximidade e integram o Parque Natural da Ria Formosa, existindo práticas e visitas de campo para a sensibilização para a biodiversidade local, a importância da Ria, a importância da preservação do habitat do cavalo-marinho, sendo esta uma espécie protegida. O polvo faz parte da cultura local.

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
Como área a intervir, foi escolhida a fachada principal dos balneários da escola, virada para sul e para o Mar/Ria. No âmbito da cooperação com a Câmara Municipal de Tavira, ficou acordada a reparação das mesmas paredes uma vez que tinham rachaduras e tinta a descascar. Este serviço, por parte do município, foi concluído com grande atraso, já no mês de maio.
Entretanto com as turmas do 9ºano e na disciplina de Educação Visual, em parceria com as Ciências Naturais, foram feitos, em papel, os desenhos e planos dos murais a pintar nos balneários. Devido ao atraso da reparação dos muros, por parto município, bem como da chegada das tintas (Eco), e como as aulas do 9ºano estavam a terminar, o plano inicial foi alterado, para uma versão mais simples, a ser desenvolvido com as turmas 8ºB, 8ºC e 8ºD. Estes alunos elaboraram novos esboços (ver fotos) e concretizaram as pinturas durante as aulas de Ed. Visual, tendo por fim concluído já em tempos extra-aula.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Inicialmente foram envolvidas as 5 turmas do 9ºano, alunos com média de 14 anos; posteriormente foram envolvidas 3 turmas do 8ºano, com média de idades de 14 anos.