Muros Com Vida – Trabalhos 2023/2024

Escola EB 2,3 Padre Francisco Soares (Torres Vedras)

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Pintura final do mural alusivo à biodiversidade da horta.

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Parceria com a Câmara Municipal de Torres Vedras - Centro de Educação Ambiental.

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Biodiversidade da horta - abelhas (como agentes polinizadores), gafanhotos, joaninhas, percevejos e louva-deus.
Os insetos representados no muro têm funções importantes nos ecossistemas naturais, coccinellidade (joaninha), crisopídeo, anthopila (abelha), graphosoma italicum e mantodea (louva-deus).

Qual a razão da escolha desta imagem?
A imagem representa a biodiversidade da horta envolvente e a importância desta biodiversidade no seu desenvolvimento.

Fases: escolha do muro a pintar; seleção do ecossistema a ilustrar; pesquisa dos componentes biológicos do referido ecossistema; elaboração de um esboço e por fim pintura a pincel.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
A faixa etária dos alunos está compreendida entre os 12-13 anos. O professor da disciplina de Educação Visual convidou os alunos de 7º e 8º anos a participarem nesta iniciativa de requalificação dos espaço escolar, os quias manifestaram bastante interesse.