Muros Com Vida – Trabalhos 2023/2024

Escola Básica da Benedita (Alcobaça)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Fotografias de detalhes:

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
A professora de EV/ET apresentou à turma os vários desafios Eco-Escolas 2024. Os alunos demonstraram interesse em participar no desafio “Muros com vida”. Os alunos foram sensibilizados pela importância da preservação e inversão do processo de degradação dos ecossistemas terrestres e aquáticos, com repercussões nas alterações climáticas e na extinção em massa de várias espécies.
Deste modo, os alunos realizaram pesquisas de imagens relacionadas com o tema e um deles trouxe a sua pesquisa em forma de saco impresso com a imagem de um urso com a sua cria, isolados num mar de lixo plástico. Este, foi o ponto de partida para que os alunos desenhassem a imagem, utilizando a técnica de ampliação. Acrescentaram uns elementos que acharam pertinentes e decalcaram a imagem para papel vegetal e posteriormente para o muro da fachada principal da escola.
Os alunos foram sensibilizados para a importância da boa utilização e uso dos materiais de pintura e desenho na aula de EV/ET e, em pequenos grupos, foram pintando a imagem no muro.
Este projeto foi abraçado por todos os elementos da turma e desenvolvido nas aulas de Educação Visual, sob a orientação da professora da disciplina.
Os alunos gostaram muito de realizar este projeto, estão orgulhosos do seu trabalho e trabalharam muito bem em grupo/turma.

Qual a razão da escolha desta imagem?
Um aluno apresentou a sua pesquisa em forma de saco impresso com a imagem de um urso com a sua cria, isolados num mar de lixo plástico. A imagem tocou bastante a turma. Foram nítidas a empatia e a preocupação.

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
Sensibilização, pesquisa, desenho da imagem (técnica amplicação), completamento da imagem, transposição para papel vegetal e depois para a parede, pintura.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
É uma turma de quinto ano. Têm 10/11 anos.