Muros Com Vida – Trabalhos 2023/2024

Jardim de Infância e EB do Prado (Vila Real)

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Parque do Alvão com o Rio Olo no chão

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Temos vários Parceiros que se envolvem nas nossas atividades e enriquecem o Plano de Ação. O Parque do Alvão é um deles mas também o SEPNA, o Hospital Veterinário da UTAD, a Junta de Freguesia e o Município. Estes foram os que colaboraram mais neste mural. Os Engenheiros do Parque do Alvão porque nos dão a conhecer a biodiversidade e nos mostraram este espaço maravilhoso. SEPNA porque também está presente sempre que visitamos aquele espaço e a Junta de Freguesia disponibiliza-nos o transporte para lá irmos e voltarmos.Os Veterinários do CRAS HV UTAD sempre que pedimos para assinalar datas importantes trazem animais para libertarmos e ajudam-nos a fazer pesquisa sobre eles. O Município cedeu-nos algumas tintas que usamos para pintar o muro.

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
O ecossistema representado é a Biodiversidade do Parque do Alvão, uma reserva natural da Serra do Alvão que assinalou 41 anos de existência no passado dia 8 de junho. Este Parque fica em Lamas de Olo, que faz parte da Freguesia da nossa escola, onde moram vários dos nossos alunos e que visitamos todos os anos no dia 21 de março. Este ano conhecemos a Toupeira de Água e quisemos representá-la no nosso mural a nadar no Rio Olo. Também desenhamos as cabras montesas,a vaca maronesa, a águia de asa redonda, a borboleta azul, a formiga e a genciana, a planta turfeira, as bétulas, o guarda rios, a gralha de bico vermelho, a lebre, as joaninhas e outras borboletas, a urze e a carqueja.

Qual a razão da escolha desta imagem?
Esta imagem surgiu durante a inauguração do muro do ano passado também representando a biodiversidade do Parque do Alvão. Como o muro era baixo apenas se pintaram os troncos das árvores e como existe outro muro por trás, ficava bem a copa dessas árvores e ao olhar agora há a ilusão de que são as mesmas árvores. Como estavam presentes os Parceiros do Parque do Alvão, manifestaram a ausência da vaca maronesa e do seu camponês, as cabras selvagens e a toupeira de água que ninguém conhecia e despertou a curiosidade de todos. Neste ano fomos investigar e estudar estas espécies algumas desconhecidas e que agora todos conhecem bem!

Como se verifica nas fotografias, todas as 5 turmas participaram na elaboração do mural. Os meninos mais velhos e com mais jeito desenharam os animais e todos os outros participaram com pinturas das diferentes espécies da fauna e flora da nossa região. Não houve nenhum aluno/ criança que não tenha colaborado. Como há mais de nove anos que visitamos o Parque do Alvão e os Parceiros organizam atividades ao longo dos anos, toda a escola se envolve com entusiasmo na pesquisa das biodiversidade do Parque. O Engenheiro Henrique este ano fez junto ao Rio Olo uma ação de sensibilização sobre a toupeira de água e ficamos a conhece-la bem. No Dia do Pai também houve várias ações que nos deram a conhecer, a nós e aos pais dos nossos alunos, a biodiversidade do Alvão e nas Marchas de Santo António também cantamos e divulgamos esta reserva natural, daí estar tudo motivado.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
As idades variam entre os 3 e os 10 anos que são as idades das nossas turmas, desde o JI até ao 4º ano. Como disse todos os alunos,118 participaram na elaboração do muro e estão envolvidos desde o início do ano com as atividades que desenvolvemos diariamente. Somos Eco-Escolas há18 anos e os alunos já ingressam na nossa escola motivados para o projeto, por isso tudo flui naturalmente.