Brigada #AMARoMAR 2023/24 | Trabalhos

Escola de Hotelaria e Turismo do Porto (Porto)

Reportagem fotográfica das várias fases do projeto:

Fotografias da Exposição:

Grupo a jogar o Kahoot

Vídeos (tipo stories/reels) filmados na vertical:

Memória descritiva de como decorreu o projeto:
Memória Descritiva do Projeto Brigada Amar o Mar
Escola de Hotelaria e Turismo do Porto (EHTP)
O projeto "Brigada Amar o Mar" da ABAAE (Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação) e a iniciativa "Praia sem Plásticos" da Câmara Municipal do Porto unem esforços para um objetivo comum: a preservação do meio ambiente marinho e a promoção da sustentabilidade, especialmente no que diz respeito à redução do plástico nas praias e toda a problemática do lixo marinho. O projeto #BrigadaAmaroMar da EHTP foi realizado em três fases distintas: a primeira uma sessão de esclarecimento, seguida de uma ação de limpeza de praia e por fim a comunicação dos resultados obtidos com o lixo recolhido na praia.
Fase 1: Sessão de Esclarecimento
A atividade “Praia sem Plásticos” é iniciada por uma sessão de esclarecimento junto das escolas envolvidas. Esta sessão permite introduzir o tema junto dos alunos e definir algumas regras básicas da iniciativa, que devem ser seguidas aquando da recolha de lixo. Por exemplo, foi explicado quais são os resíduos que não devem ser recolhidos (madeira, conchas, algas, plantas) e aqueles que devem (plásticos, mas também vidro, papel/cartão, metal, beatas, cotonetes e outros artigos sanitários, madeira processada, como paus de gelados, rolhas) explicando os motivos e esclarecendo em quais sacos devem ser colocados para fazer a sua pesagem e posterior reciclagem.
Na EHTP esta sessão realizou-se, no dia 16 de fevereiro, para preparar os participantes para esta atividade. Foram discutidos temas como a origem e impacto do lixo marinho, a sua composição, causas e principais consequências. Nesta sessão os alunos participantes tiverem a oportunidade de estudar as recomendações e ter acesso às fichas de monitorização para a limpeza da praia.
Fase 2: Limpeza da Praia
No dia 18 de abril, no âmbito do Plano Integrado de Educação-Ação para a Sustentabilidade 2023/2024 (PIE), 600 alunos, de 13 escolas do Município do Porto, participaram, na ação “Praias sem Plásticos” .
Nesta atividade, foram recolhidos por todas as escolas envolvidas, com a ajuda da equipa de Educação para a Sustentabilidade do Porto, um total de 145 kg de resíduos e 5212 unidades de beatas. Refira-se, a propósito, que plástico e beatas de cigarro foram os resíduos mais encontrados.
Devido ao constrangimento do transporte, a EHTP participou na limpeza da Praia Internacional Norte, no Porto, com o máximo de alunos permitidos - 60 alunos -, mas muito mais alunos havia a quererem participar! As turmas envolvidas pertencem aos cursos de Gestão de Turismo, Tourism Management, Gestão Hoteleira em Alojamento e Gestão e Produção de Pastelaria.
A EHTP recolheu 14 kg de lixo, dos quais 9 kg eram plástico. Entre os resíduos, contabilizaram-se 755 fragmentos de plástico, 304 paus de chupa-chupa e 205 beatas e filtros de cigarro.
Fase 3: Comunicação dos Resultados
Após a limpeza e recolha de todos os dados, os resultados foram apresentados numa apresentação emitida nas televisões internas da escola. Os alunos participaram num Quiz via “Kahoot” para reforçar os conhecimentos adquiridos e discutir formas de preservar o ambiente marinho. Além disso, no dia 22 de maio, no CIIMAR, realizou-se a palestra "Lixo Marinho e Microplásticos – Soluções para Prevenir e Reduzir Impactos", abordando as origens e impactos do lixo marinho e apresentando soluções inovadoras para a sua redução.
Conclusão:
O projeto da ABAAE - "Brigada Amar o Mar" e o projeto do Município do Porto - “Praia sem Plásticos" da Câmara Municipal do Porto, são, sem dúvida um grande sucesso! São projetos inspiradores de como a colaboração conjunta pode gerar um impacto significativo na preservação do ambiente marinho. A sessão de esclarecimento inicial, a ação de limpeza da praia e consequente comunicação de resultados, contribui grandemente para aumentar o impacto na consciencialização e responsabilização na preservação do meio marinho e da redução da poluição por plásticos nas praias.
Na EHTP destacamos como resultados positivos alcançados o envolvimento e empenho dos alunos participantes, a quantidade significativa de lixo recolhido que permitiu um trabalho conjunto de analise de dados e a elaboração de um Quiz para avaliar a importância deste tema e o impacto desta experiência.
No entanto com a palestra do CIIMAR ainda se foi mais longe na abordagem a este tema, havendo espaço para debate mais aprofundado sobre lixo marinho, o Turismo e a Alimentação ligando esta problemática ao futuro pessoal e profissional dos nossos alunos.

Quilómetros percorridos (km):

Peso recolhido (kg):