Eco-Trilhos Eco-Escolas | Trabalhos 2023-24

Escola Secundária João da Silva Correia (São João da Madeira)

1 - Identificação do Trilho

Link do percurso georreferenciado criado no Wikiloc ou Google Maps:

Nome do Trilho:
Eco-Escolas_Visita do Património_Escola Secundária João da Silva Correia

Tipo de trilho: 2

Extensão do percurso aproximada:
5 a 8 Km

Duração aproximada:
Duração de carro sem paragens: 45min

N.º de postos/estações/paragens:

Tema do Trilho:
O percurso Visita do Património passa por vários pontos culturais e naturais que compõem a principal oferta patrimonial de São João da Madeira.

Temas das Estações:
Uma do aspeto geral, outra de um ponto de interesse de património cultural e duas de pontos de interesse de património natural (bio e geodiversidade)

Fichas de Estações:

Autores:
Alunos do Curso Profissional Técnico de Operações Turísticas (10ºF), no âmbito da disciplina de Técnicas de Informação/Comunicação em Turismo (TICT) - docente: Sara Maia

2 - Memória Descritiva

São João da Madeira localiza-se na Área Metropolitana do Porto. Cresceu e desenvolveu-se em torno da indústria. Deste modo, um território meramente rural deu origem a um tecido urbano desenvolvido, erguendo construções arquitetónicas que representam esse mesmo crescimento económico e social da comunidade. Atualmente, é uma cidade cheia de pontos de interesse histórico. Esta enriquecedora diversidade faz com que sejamos, hoje, herdeiros de um património singular cuja valorização e divulgação se torna essencial. Descobrir o concelho Sanjoanense através do seu património é o convite que a Junta de Freguesia e os alunos de Operações Turísticas fazem a todos.
Os alunos 10º ano do Curso Profissional Técnico de Operações Turísticas, no âmbito da disciplina de Técnicas de Informação/Comunicação em Turismo (TICT) e orientados pela docente Sara Maia, desenvolveram textos e conteúdos áudio e visuais, de forma a criarem um percurso digital no Mymaps. Este percurso, intitulado "Visita do Património", foi inicialmente proposto pela Junta de Freguesia de São João da Madeira, contando com o apoio dos alunos na melhoria dos conteúdos e desenvolvimento do formato digital, com o objetivo de melhorar a oferta patrimonial e turística da cidade.
Este percurso, desenhado no MyMaps, contém informação sobre cada uma das 17 estações (ou pontos de interesse turístico), com conteúdos textuais e áudios sobre aspetos informativos, históricos e curiosidades (o que cria soluções mais acessíveis, pensado num público mais alargado). Cada estação está também ilustrada com imagens e/vídeos, e informações sobre contactos, com links de acesso. Algumas estações também têm links de acesso a materiais extra, que podem ser explorados pelos públicos mais jovens, como músicas infantis, tutoriais para atividades manuais e desenhos para colorir (todos relacionados com a estação em causa).
Com o desenvolvimento deste projeto, os alunos colocaram em prática os conteúdos lecionados nas disciplinas técnicas e foram avaliados no âmbito do módulo 8 de TICT ("Desenho e atualização de programas turísticos"). Este projeto permitiu aos alunos trabalharem noções e tipos de património turístico, colocarem em prática técnicas de elaboração e organização de programas turísticos, e criarem bases para a prática do turismo acessível.

3 - Elementos Opcionais

Folheto Promocional do Percurso:

Fotos/evidências da concretização do percurso por um grupo da escola ou comunidade: