Escola Básica e Secundária de Ponta do Sol (Ponta do Sol)
1 - Identificação do Trilho
Link do percurso georreferenciado criado no Wikiloc ou Google Maps:
Nome do Trilho:
Eco-Escolas_Eco-Trilho_ Escola BS Ponta do Sol 2024
Tipo de trilho: 2
Extensão do percurso aproximada:
11,8 Km
Duração aproximada:
06:00horas
N.º de postos/estações/paragens:
5
Tema do Trilho:
Tema do trilho: Laurissilva, levadas e agricultura: um sistema sustentável
Temas das Estações:
Estação 1: Poios e levada: a união perfeita (relação entre a água da levada e a produção agrícola)
Estação 2: Laurissilva: a alquimista da água (papel da floresta Laurissilva na disponibilização da água para as diversas necessidades das populações)
Estação 3: Parque do ribeiro: o Lazer de exceção (o serviço cultural do ecossistema: usufruto sustentável)
Estação 4: Cascata e Túnel: A geologia e o engenho humano (a conjugação da geodinâmica e da engenharia humana, ao serviço das populações)
Estação 5: Moinho: rentabilizando os recursos (O uso sustentável dos recursos naturais no desenvolvimento socioeconómico – um exemplo a seguir)
Fichas de Estações:
- 1 Estação Poios e Levada Ecotrilho EBSPSol.pdf
- 2 Estação Laurissilva a alquimista da agua Ecotrilhos EBSPSol.pdf
- 3 Estação Parque do Ribeiro Lazer de exceção EcoTrilho EBSPSol.pdf
- 4 Estação Cascata e Túnel A geologia e o engenho humano EcoTrilho EBSPSol.pdf
- 5 Estação Moinho rentabilizando os recursos Ecotrilho EBSPSol.pdf
Autores:
Autores: Alunos do 8.ºC e professoras de Ciências Naturais e Geografia
Divulgação da Realização do Eco-Trilho: https://fb.watch/rUJ1vcb4VB/
2 - Memória Descritiva
Memória Descritiva:
A participação neste projeto prende-se com a pertinência e a urgência de despertar a atenção dos mais novos (e não só) para a riqueza natural da ilha da Madeira, em particular para a riqueza da região onde se insere a escola, bem como para o uso sustentável, dos recursos naturais disponíveis, que o Homem madeirense sabiamente faz desde há séculos. Optou-se por trabalhar no projeto com o 8.ºano de escolaridade, envolvendo as disciplinas de Ciências Naturais e Geografia, pela oportunidade do currículo (Sustentabilidade no caso das ciências Naturais e Atividades económicas, no caso da Geografia). As turmas que participaram na concretização da atividade também são do 8.º ano, aproveitando assim, para enriquecer a sua aprendizagem quer nas disciplinas, quer na concretização dos respetivos projetos interdisciplinares que focam a sustentabilidade e a Saúde Mental. Na escolha do percurso presidiram dois critérios: pertencer ao conselho onde a escola se insere e refletir práticas sustentáveis que aliem os recursos naturais a atividades humanas e prosperidade das populações, visando a demostração de que é possível conjugar bem-estar com desenvolvimento. Também se pretendeu dar ênfase ao aspeto tradicional e já cultural da ilha.
3 - Elementos Opcionais
Folheto Promocional do Percurso:
Fotos/evidências da concretização do percurso por um grupo da escola ou comunidade: