Eco-Trilhos Eco-Escolas | Trabalhos 2023-24

Escola Básica e Secundária do Levante da Maia (Maia)

1 - Identificação do Trilho

Link do percurso georreferenciado criado no Wikiloc ou Google Maps:

Nome do Trilho:
Eco-Escolas_Eco-Trilho_ [Escola Básica e Secundária do Levante da Maia]

Tipo de trilho: 1

Extensão do percurso aproximada:
4,18 km

Duração aproximada:

N.º de postos/estações/paragens:

Tema do Trilho:
Nogueira da Maia - Natureza e História

Temas das Estações:
Estação 1 - Natureza
Estação 2 - Natureza e Educação
Estação 3 - Natureza e Tradição
Estação 4 - Natureza e Religião
Estação 5 - Natureza e Comunicação
Estação 6 - Natureza e Devoção
Estação 7 - Natureza e Instrução

Fichas de Estações:

Autores:
Turmas do Sétimo Ano de Escolaridade (7º. A, 7º. B, 7º. C e 7º. D), do Agrupamento de Escolas do Levante da Maia, em articulação com os professores e os encarregados de educação das diversas turmas (o Eco-Trilho foi o Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular desenvolvido por estas turmas).

2 - Memória Descritiva

No âmbito do projeto Eco-Trilhos, as turmas do sétimo ano de escolaridade traçaram um trilho na área envolvente à Escola Básica e Secundária do Levante da Maia. A ideia de desenvolver este projeto surgiu pela necessidade de conhecermos melhor a freguesia de Nogueira da Maia, estudando as questões ambientais e históricas de maior interesse.
Os alunos realizaram uma atividade para identificar os possíveis locais de interesse paisagístico, cultural e social, que pudessem integrar as estações do trilho, de acordo com as instruções deste projeto. Discutidas as várias propostas, desenharam numa folha branca um mapa com os principais pontos de interesse ambiental, social ou cultural na freguesia à volta da escola (estruturando um mapa mental). Assim foram definidas as várias estações do trilho. Em sala de aula, nas diversas disciplinas, em particular, nas disciplinas de geografia, história, ciências naturais, físico-química e português os alunos organizaram as informações/material pesquisado e criaram as fichas de conteúdos para as diversas estações. O trilho contempla sete estações: Escola Básica e Secundária do Levante da Maia e Mata Envolvente, Jardim de Infância de Barroso, Tanque Comunitário/Rio da Estrada, Igreja de Santa Maria de Nogueira, Junta de Freguesia de Nogueira e Silva Escura, Capela do Monte Calvário e Escola EB1 do Monte Calvário.
No dia dois de maio, as diretoras de turma realizaram o trilho para conhecimento prévio "in loco" dos lugares estudados. No dia vinte e dois de maio estava prevista a realização do trilho e, na parte da tarde, a realização da Feira da Primavera. As questões meteorológicas não possibilitaram a realização atempada do trilho com os alunos. A Feira da Primavera realizou-se nesse dia e o trilho foi realizado no dia quatro de junho. Os alunos percorreram o trilho, tiraram fotografias, identificaram espécies da flora usando a aplicação PlantNet e fizeram a recolha de resíduos "plogging", em articulação com a empresa Maia Ambiente.
Com este projeto foram desenvolvidas competências de trabalho colaborativo e cooperativo, bem como a utilização de smartphones com aplicações. O trabalho colaborativo foi uma realidade entre discentes e também entre os docentes das diversas disciplinas. O apoio dos encarregados de educação foi muito importante, em particular, na concretização da Feira da Primavera. As questões ambientais saíram amplamente reforçadas!

3 - Elementos Opcionais

Folheto Promocional do Percurso:

Fotos/evidências da concretização do percurso por um grupo da escola ou comunidade: