Eco-Trilhos Eco-Escolas | Trabalhos 2023-24

Escola Básica e Secundária de S. Martinho do Porto (Alcobaça)

1 - Identificação do Trilho

Link do percurso georreferenciado criado no Wikiloc ou Google Maps:

Nome do Trilho:
Eco-Escolas_Eco-Trilho_Escola Básica e Secundária de São Martinho do Porto_Trilho das Fontes

Tipo de trilho: 1

Extensão do percurso aproximada:
2,5 Km

Duração aproximada:

N.º de postos/estações/paragens:

Tema do Trilho:
• Português: Desenvolvimento de competências de escrita, leitura e reflexão crítica através da criação de registos e descrições detalhadas das experiências vividas durante o trilho.
• Ciências Naturais: Exploração e compreensão do ambiente natural e da biodiversidade local.
• Geografia: Estudo do espaço e da organização territorial da vila.
• História: Valorização do património histórico e cultural da comunidade.
• Educação Visual: Observação e registo visual dos elementos característicos da vila de São Martinho do Porto.

Temas das Estações:
Estação 1_Mercado Municipal de São Martinho do Porto
Estação 2_Igreja Matrix de São Martinho do Porto
Estação 3_Pastelaria Concha_Fonte da Praça e Calçada de Dom Pedro V.
Estação 4_Fonte da Esplanada e Parque Verde ou dos Macacos
Estação 5_Palácio das Palmeiras e s Marginal
Estação 6_O Ascensor do Outeiro e o Miradouro do Largo do Colégio José Bento da Silva
Estação 7_Forno Comunitário_Depósito da Água e Vale Tifónico

Fichas de Estações:

Autores:
Alunos do 8ºD e professoras Sónia Rodrigues, Solange Alfredo, Carla Crisóstomo e Cíntia Couto.

2 - Memória Descritiva

Motivação para Participação no Projeto:
A participação no projeto Eco-Trilhos no âmbito do Eco-Escolas, desenvolvendo os Domínios de Autonomia Curricular (DAC), que foi motivada pelo desejo de promover uma educação ambiental integrada e prática, aliando o currículo escolar à sustentabilidade e ao conhecimento da comunidade local. Este projeto visa sensibilizar os alunos para a importância da preservação ambiental, da valorização do património cultural e da participação ativa na comunidade. A iniciativa foi também inspirada pela necessidade de desenvolver competências transversais nos alunos, como a observação, a comunicação e a reflexão crítica.
Ano de Escolaridade e Disciplinas Envolvidas:
O eco-trilho foi desenvolvido pelos alunos do 8º ano, especificamente da turma 8ºD, sob a orientação da professora Sónia Rodrigues. As disciplinas envolvidas no projeto incluem:
• Geografia: Estudo do espaço e da organização territorial da vila.
• História: Valorização do património histórico e cultural da comunidade.
Nível de Envolvimento dos Alunos:
Os alunos tiveram um papel ativo e central em todas as etapas do projeto. Desde a fase de planeamento até à execução do trilho, os estudantes estiveram envolvidos na pesquisa, na elaboração dos materiais de apoio, na realização de visitas exploratórias e na interação com a comunidade local. A criação do eco-trilho proporcionou uma aprendizagem prática e colaborativa, incentivando os alunos a aplicarem conhecimentos teóricos em contextos reais.
Justificação do Local Escolhido:
A escolha da vila de São Martinho do Porto como ponto central do eco-trilho foi justificada por vários fatores, nomeadamente a relevância cultural, a diversidade sensorial, a acessibilidade e a interação comunitária.
Pertinência e Interesse do Percurso:
O eco-trilho "Sinta e Viva a Vila" apresenta uma série de vantagens e interesses:
• Educação Ambiental e Cultural: Promove a educação para a sustentabilidade e a valorização do património cultural, proporcionando aos alunos uma compreensão holística do ambiente e da cultura local.
• Aprendizagem Ativa: Incentiva a aprendizagem através da experiência direta e da observação, estimulando a curiosidade e o envolvimento ativo dos alunos.
• Sensibilização Comunitária: Fomenta a ligação entre a escola e a comunidade, promovendo o respeito e a valorização das tradições locais.
• Desenvolvimento de Competências: Contribui para o desenvolvimento de competências transversais, como a capacidade de observação, análise crítica, comunicação e trabalho colaborativo.
Conclusão
O eco-trilho "Sinta e Viva a Vila" é uma iniciativa inovadora e educativa que integra os objetivos do projeto Eco-Escolas e dos Domínios de Autonomia Curricular. Através deste percurso, os alunos do 8ºD não só aprofundam os seus conhecimentos teóricos, mas também desenvolvem uma relação mais próxima e consciente com a comunidade de São Martinho do Porto. Este projeto exemplifica como a educação ambiental e cultural pode ser enriquecedora e envolvente, preparando os alunos para serem cidadãos informados e respons

3 - Elementos Opcionais

Fotos/evidências da concretização do percurso por um grupo da escola ou comunidade: