Escola EB 2,3/S de Baião (Baião)
1 - Identificação do Trilho
Link do percurso georreferenciado criado no Wikiloc ou Google Maps:
Nome do Trilho:
Eco-Escolas_Eco-trilho_AEVO
Tipo de trilho: 2
Extensão do percurso aproximada:
9Km
Duração aproximada:
3h
N.º de postos/estações/paragens:
5
Tema do Trilho:
Eco-trilho familiar - Caminhando pela Ação Climática
Temas das Estações:
Estação 1: Celebração da Natureza e Compromisso Ambiental
Estação 2: Biodiversidade e Proteção dos Rios
Estação 3: Mensagens de Ativismo Ambiental e Literatura
Estação 4: Saúde Cardiovascular e Estilos de Vida Sustentáveis
Estação 5: Plantar para o Futuro
Fichas de Estações:
Autores:
Turma 11ºE
Associação de Pais
Equipa-Eco-Escolas
Equipa PESES
Paróquia de Baião e Associação Eco Simbioses
Câmara Municipal de Baião
2 - Memória Descritiva
Memória Descritiva:
A participação no projeto "Eco-Trilho Familiar – Caminhando pela Ação Climática" surgiu no âmbito do projeto de Cidadania e Desenvolvimento da turma do 11.ºE, tendo sido acolhida com grande entusiasmo e sentido de responsabilidade pelos alunos. A proposta de integração da atividade nas comemorações do Mês do Coração e do Dia da Família permitiu reforçar os laços entre a escola e a comunidade, promovendo valores como a sustentabilidade, a saúde e a cidadania ativa.
A atividade contou com o envolvimento direto dos professores da turma, que colaboraram ativamente na organização do percurso e na elaboração dos materiais utilizados nas diferentes estações do trilho. Entre os contributos dos alunos e professores, destacam-se:
A criação de placas de identificação do trilho;
A seleção e produção de cartazes com mensagens inspiradoras de ativistas ambientais;
A escolha de poemas de Camões relacionados com a natureza e a sua ligação ao projeto "Camões 360" da escola;
A construção de um placar onde os participantes deixaram o seu compromisso com a ação climática;
A elaboração de vasos recicláveis, acompanhados da mensagem "Adote uma semente", entregues aos participantes no final do percurso.
O percurso foi previamente definido pelos alunos, que, em trabalho de grupo, analisaram diferentes possibilidades e optaram por um trajeto acessível, de curta/média duração e com grande riqueza ambiental e simbólica. A escolha recaiu sobre um caminho que inclui a área protegida do Carvalhal da Reixela e zonas ribeirinhas, atravessando locais de elevado valor ecológico e com condições para a participação de pessoas de todas as idades.
Antes do dia da atividade, a turma percorreu o trilho, identificou pontos de interesse e testou as atividades a dinamizar em cada estação. Esta preparação foi essencial para garantir o bom funcionamento do evento e reforçou o envolvimento e sentido de pertença dos alunos ao projeto.
O percurso revelou-se pertinente e de grande interesse pedagógico e comunitário, articulando diversas áreas disciplinares (Biologia, Físico-Química, Matemática, Português, Educação Física, entre outras) e promovendo aprendizagens significativas através da ação, da reflexão e da cooperação.
3 - Elementos Opcionais
Folheto Promocional do Percurso:
Fotos/evidências da concretização do percurso por um grupo da escola ou comunidade: