Eco-Trilhos Eco-Escolas | Trabalhos 2024-25

Escola Básica e Secundária do Alto dos Moinhos (Sintra)

1 - Identificação do Trilho

Link do percurso georreferenciado criado no Wikiloc ou Google Maps:

Nome do Trilho:
Eco-Escolas Eco-Trilho (EBS Alto dos Moinhos)

Tipo de trilho: 1

Extensão do percurso aproximada:
8.61 Km

Duração aproximada:
143 minutos

N.º de postos/estações/paragens:
4

Tema do Trilho:
Entre Ruínas e Ribeiras

Temas das Estações:
Estação 1 - Aldeia das Broas – memória rural e paisagem natural
Estação 2 - O Freixo das Broas – árvores solitárias e resistência no tempo
Estação 3 - Encontro da Ribeira da Cabrela com o Rio Lizandro – A natureza em confluência
Estação 4 - Ponte Romana da Ribeira da Cabrela – entre caminhos, civilizações e natureza

Fichas de Estações:

Autores:
Gabriel Brites 7.ºC; Duarte Martins 9.ºA; Eva Rodrigues 9.ºC; Mateus Duarte 9.ºC; Santiago Brites 9.ºC

2 - Memória Descritiva

Memória Descritiva:
Memória Descritiva – Eco Trilhos da ABAE
Entre Ruínas e Ribeiras
No âmbito do projeto Eco-Trilhos promovido pela ABAAE, a nossa escola organizou a caminhada intitulada “Nós por cá”, com o objetivo de promover a ligação com a natureza, sensibilizar para a preservação ambiental e proporcionar um momento de partilha entre famílias, alunos e professores.
A participação neste projeto surgiu da vontade de fortalecer a consciência ecológica da comunidade escolar, incentivar práticas sustentáveis e fomentar o respeito pelo ambiente. Esta foi também uma oportunidade para desenvolver uma relação mais próxima entre os alunos e o património natural e histórico da região, através de uma experiência imersiva no terreno.
Participaram 5 alunos dos 7.º e 9.º anos, integrados no Eco-Escolas, com o envolvimento das disciplinas de Ciências Naturais, Geografia. O trabalho foi desenvolvido de forma interdisciplinar, abordando temas como biodiversidade, sustentabilidade e identidade local.
O percurso iniciou-se em Faião, junto a uma EB1 do Faião, do nosso agrupamento, e seguiu até à Aldeia das Broas, atravessando a paisagem marcada pela Ribeira da Cabrela, culminando no ponto de confluência com o Rio Lizandro. O regresso fez-se pelo mesmo percurso, passando pela Ponte Romana, completando assim um circuito natural e histórico.
Ao longo do trilho, os alunos exploraram quatro estações principais:
• Aldeia das Broas: observação das ruínas, do enquadramento paisagístico e reflexão sobre a desertificação rural e a regeneração natural do território.
• O Freixo centenário: um momento de contemplação e silêncio junto à árvore solitária, símbolo de resistência e memória viva da aldeia.
• Confluência da Ribeira da Cabrela com o Rio Lizandro: ponto simbólico da caminhada, onde se escutaram os sons da natureza e se refletiu sobre os ritmos da paisagem e a importância dos ecossistemas ribeirinhos.
• Ponte Romana: espaço de ligação entre história e natureza, permitindo refletir sobre os caminhos antigos, a durabilidade das construções e o papel do património na identidade local.
Os alunos participaram de forma ativa na preparação da atividade, na escolha do percurso e na identificação dos pontos de interesse. Durante a caminhada, mostraram grande envolvimento, curiosidade e respeito pelo meio natural. Destacou-se a atenção aos sons, cheiros, texturas e à riqueza da vegetação e da paisagem envolvente.
O percurso revelou-se extremamente pertinente, tanto pelo seu valor paisagístico e ecológico, como pela forma como proporcionou uma experiência de aprendizagem ativa e integrada. Os alunos aplicaram conhecimentos adquiridos em sala de aula, desenvolveram competências de observação, interpretação e espírito crítico, e aprofundaram os laços entre escola, família e território.
No final da atividade, ficou um sentimento de missão cumprida e a certeza de que esta experiência deixou marcas positivas em todos os envolvidos. Recomendamos vivamente que mais pessoas percorram este trilho, descubram a sua beleza e sintam esta ligação profunda com a natureza.
“Entre Ruinas e Ribeiras”, o nosso eco-trilho, foi mais do que uma caminhada pela natureza — foi uma caminhada interior, de sensibilização, aprendizagem e partilha.
Os Alunos envolvidos foram:
Gabriel Brites 7.ºC; Duarte Martins 9.ºA; Eva Rodrigues 9.ºC; Mateus Duarte 9.ºC; Santiago Brites 9.ºC

3 - Elementos Opcionais

Folheto Promocional do Percurso:

Fotos/evidências da concretização do percurso por um grupo da escola ou comunidade: