A Biodiversidade da Minha Escola 2024-25 | Trabalhos – Desafio Alunos

Escola EB1+JI de Santa Maria (Lagos)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Ano de Escolaridade:
4º ano

N.º de Participantes:
23

Páginas do Caderno de Campo:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Apresentação do trabalho:
Este desafio foi apresentado aos alunos, em conselho de turma (CT) que o aceitaram de imediato.
Como ponto de partida para o trabalho foi apenas colocada uma questão inicial: “O que é a biodiversidade?”. Para responder à questão, os alunos iniciaram um debate, partilharam as suas conceções e chegaram ao significado do conceito.
Por norma, os alunos da turma planificam as atividades juntamente com a professora, em CT. Assim, de seguida, formaram os grupos de trabalho por sua iniciativa, fizeram a planificação do trabalho definindo que iriam ao recreio e ao exterior da escola observar livremente diferentes exemplos de biodiversidade, fazer o registo fotográfico, pesquisar informações em livros e em páginas Web e registar o que conseguissem descobrir.
Alertados para o facto de terem de seguir algumas diretrizes do desafio lançado pelo Programa Eco-Escolas, acederam à criação do caderno de campo, decidindo, em CT, como organizariam as páginas do seu caderno de campo.
Depois da planificação concluída, os alunos saíram para os espaços exteriores para procederem às observações, fizeram o registo fotográfico, tendo cada grupo levado máquina fotográfica ou tablet e fizeram a recolha de alguns exemplares que encontraram (partes de plantas e de animais mortos que estavam no chão do recreio e do espaço envolvente à escola, no seu exterior).
De regresso à sala de aula, organizaram livremente os diferentes exemplos que recolheram, tendo-se debatido os critérios que foram usando para os agrupar inicialmente (exemplos de fauna, de flora). Depois foram incentivados a reorganizar os grupos iniciais (organizaram os exemplos de flora agrupando-os por partes: as folhas; as flores; etc.; organizaram os restos de animais: conchas dos caracóis; insetos).
Depois os grupos decidiram as espécies que iriam estudar, procederam à pesquisa de informação sobre as espécies escolhidas e registaram-na nas folhas do caderno de campo.

Envolvimento dos alunos:
Foram envolvidos 23 alunos em todo o processo, desde a planificação à implementação e divulgação do trabalho.

Enquadramento curricular e extracurricular:
Na realização do trabalho inerente ao desafio, os alunos desenvolveram competências em diversas disciplinas, nomeadamente no Português através da pesquisa, da leitura, e da escrita das sínteses informativas sobre as espécies; no Estudo do Meio através da identificação das espécies e da importância da sua conservação para o equilíbrio ambiental; na Educação para a Cidadania através da cooperação, em que os alunos desenvolvem as suas competências, trabalhando em pequenos grupos para alcançarem objetivos partilhados por todos; na Educação Artística, através das ilustrações das espécies.

Divulgação:
A divulgação foi feita através da oferta de um caderno de campo à Biblioteca Escolar , para que todos os alunos pudessem aceder ao seu conteúdo, cada aluno da turma ficou com o seu caderno de campo para levar para casa e partilhar com a família.
No mês de junho, no âmbito da Semana do Ambiente, será divulgado na página do Facebook da escola.