A Biodiversidade da Minha Escola 2024-25 | Trabalhos – Desafio Alunos

Escola Básica João de Barros (Figueira da Foz)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ano de Escolaridade:
5º e 6º Anos

N.º de Participantes:
200

Páginas do Caderno de Campo:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Apresentação do trabalho:
No âmbito do Programa Eco-Escolas, foi proposto às turmas do 5.º e 6.º anos o desenvolvimento do trabalho “Espaços Exteriores e Biodiversidade – Preservar e Regenerar”, nas disciplinas de Educação Visual e Educação Tecnológica. O principal objetivo da atividade foi sensibilizar os alunos para a importância da preservação e regeneração da biodiversidade que envolve o espaço escolar, incentivando a ação consciente em prol do ambiente.
O desafio lançado consistiu na documentação da diversidade de espécies de flora e fauna existentes nos espaços exteriores da escola, através de observação direta, registo fotográfico, investigação e ilustração científica.
Os alunos envolveram-se com entusiasmo, demonstrando curiosidade, espírito de colaboração e criatividade. A atividade promoveu uma aprendizagem ativa, ao ar livre, através de trabalho de campo, incentivando o contacto direto com a natureza e o reconhecimento da biodiversidade local. Além disso, permitiu o desenvolvimento de competências no âmbito da aprendizagem baseada em projetos, promovendo a valorização e o respeito pelo meio natural.
A informação recolhida – registos escritos, fotografias e dados de identificação das espécies – foi organizada e arquivada na Drive de cada turma, reforçando o trabalho colaborativo e a utilização de ferramentas digitais. Posteriormente, cada aluno realizou a ilustração de uma ou mais espécies observadas, contribuindo para a construção de um Livro Digital coletivo, elaborado com recurso à plataforma “Book Creator”.
Esta atividade constituiu uma experiência interdisciplinar e enriquecedora, integrando conteúdos de Ciências Naturais, Artes Visuais e Competências Digitais. Para além de promover o desenvolvimento científico e artístico, reforçou a importância da ligação à natureza, do trabalho em equipa e do papel ativo dos alunos na proteção do ambiente.

Envolvimento dos alunos:
Foram envolvidos 200 alunos dos 5.º e 6.º anos, que participaram em todas as fases do projeto com entusiasmo, curiosidade e elevado empenho.
Os alunos saíram do espaço da sala de aula e exploraram os diversos ambientes da escola, numa atividade de observação ativa, com o objetivo de identificar espécies de fauna e flora. Durante o percurso, realizaram registos escritos nos cadernos de campo, captaram fotografias dos seres vivos encontrados e procederam à sua identificação através de uma aplicação digital apropriada.
Toda a informação recolhida foi organizada e arquivada na Drive de cada turma, promovendo o trabalho colaborativo e o uso de ferramentas digitais. Posteriormente, cada aluno realizou a ilustração de uma ou mais espécies observadas, contribuindo para a construção de um Book Digital, criado com recurso à plataforma “Book Creator”.
Esta atividade proporcionou uma experiência rica e interdisciplinar, integrando Ciências Naturais, Artes Visuais e Competências Digitais, e promoveu o contacto direto com a natureza, estimulando a observação científica, a criatividade e o trabalho em equipa.

Enquadramento curricular e extracurricular:
Este trabalho foi desenvolvido no âmbito das disciplinas de Educação Visual e Educação Tecnológica, estando plenamente enquadrado nas Aprendizagens Essenciais do 2.º Ciclo, através da abordagem de conteúdos como o desenho de observação, a forma, a textura, a estrutura, e os materiais utilizados na representação gráfica.
Simultaneamente, contribuiu para o desenvolvimento de competências previstas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, nomeadamente a autonomia na seleção de processos de trabalho, a pesquisa e investigação, bem como a exploração e experimentação criativa, promovendo uma atitude crítica, reflexiva e responsável face ao meio envolvente.
Esta experiência revelou-se altamente enriquecedora e uma mais-valia educativa, pois permitiu aos alunos conhecer melhor a fauna e a flora existentes no espaço escolar, enquanto integravam a expressão artística com o conhecimento científico, num verdadeiro exercício de articulação interdisciplinar.
O projeto envolveu trabalho prático de campo, utilizando os espaços exteriores da escola como laboratório vivo de aprendizagem. Os alunos fizeram uso de dispositivos móveis em contexto pedagógico, aplicando tecnologias digitais para a identificação de espécies e sua georreferenciação por meio de uma aplicação especializada.
Durante a atividade, os alunos captaram fotografias, realizaram pesquisas complementares, e produziram ilustrações científicas com base nas observações. De entre os trabalhos realizados, foram selecionadas seis ilustrações do Book Digital elaborado, para integrar o Caderno de Campo Digital solicitado pelo Eco-Escolas, representativo da biodiversidade local e do percurso de aprendizagem de cada turma.
Este projeto demonstrou ser uma excelente oportunidade de reforçar a ligação entre currículo formal e experiências extracurriculares significativas, promovendo o contacto direto com a natureza, a literacia científica e ambiental, a criatividade e o trabalho colaborativo.

Divulgação:
A divulgação dos trabalhos foi feita na página da Escola, no Facebook da mesma e publicado online o Book Digital "Biodiversidade da minha Escola", no link: https://read.bookcreator.com/CnS9KGK5h3TQO1EUHMQndPDY7p93/gUDCdw8JQiiNZulAflFuVQ