Escola da Agrela e Vale do Leça (Santo Tirso)
Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo
Ano de Escolaridade:
8º ano
N.º de Participantes:
70
Páginas do Caderno de Campo:
Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:
Apresentação do trabalho:
https://drive.google.com/file/d/1E0IIFQQxN5xSavte0LMnZX0jdYRTuWx4/view?usp=drive_link
Envolvimento dos alunos:
Os alunos das três turmas do 8º ano (70 alunos) foram desafiados a identificar as espécies observadas nos jardins da Escola de Agrela e Vale do Leça. Foram elaborados trabalhos de grupo com os registo de todas as espécies. Recolheram amostras e posteriormente foram estudar a folha, flor, fatores abióticos associados e caraterização mais pormenorizada de cada espécie. Nos cadernos de campo colocaram a fotografia, amostra da espécie e a respetica caraterização e o nome da espécie.
Enquadramento curricular e extracurricular:
Promover o conhecimento sobre a biodiversidade local através da observação direta, registro fotográfico e elaboração de um caderno de campo com a caracterização e nome científico das espécies vegetais observadas.
Relacionar com a extinção de espécies, quebra nas cadeias alimentares.
Desflosteração e consequências na libertação de oxigénio e acumulação de dióxido de carbono na atmosfera, efeito de estufa e aquecimento global. ciclos biogeoquímicos, fatores abióticos e cadeias alimentares e por último aquecimento global.
Divulgação:
Foi elaborada uma exposição com os trabalhos realizados no hall da entrada da escola. Visualização de dois vídeos sobre o caderno de campo , no dia do hastear da bandeira do Eco Escolas. Apresentação dos vídeos em reunião eco- escolas.