A Biodiversidade da Minha Escola 2024-25 | Trabalhos – Desafio Alunos

EBS/PE e Creche Professor Dr. Francisco de Freitas Branco - Edifício do 1.º Ciclo (Porto Santo)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Ano de Escolaridade:
3º e 4º anos

N.º de Participantes:
41 alunos, 2 professores e a coordenadora do Programa

Páginas do Caderno de Campo:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Apresentação do trabalho:
O trabalho/desafio foi desenvolvido com as turmas do 3º e 4º anos, que se organizaram em grupos para observar e estudar diferentes espécies de fauna e flora (aves, insetos, répteis e plantas) no recinto escolar e arredores/espaço envolvente. Inicialmente, os alunos pesquisaram informações/características sobre as espécies para orientar as observações, especialmente de aves. Durante os recreios e em saídas programadas com a coordenadora do Programa Eco-Escolas e as professoras titulares das referidas turmas, os alunos observaram diferentes espécies- aves (melro preto, perdiz), insetos (borboletas), répteis (lagartixa) e plantas (massaroco, goivo-da-rocha, barbusano, dragoeiro, …), tiraram fotografias (a coordenadora Eco-Escolas e titular de turma do 3º ano cooperaram na captura das imagens), investigaram e recolheram informações relevantes, desenharam e registaram as espécies que poderiam ser apresentadas para o concurso. Esse registo foi feito em formato digital (word) para cada espécie escolhida (criação da página da espécie (esboço) - caderno de campo) e foi impresso e entregue aos grupos de alunos. Cada grupo preencheu uma página por espécie com a fotografia, espaço para o desenho/ilustração e informações (nome da espécie - vulgar e científico, principais características, localização da espécie na escola, data e local da observação). As informações foram pesquisadas em contexto sala de aula, no computador (internet), registadas no papel e os alunos ilustraram, também, as espécies identificadas, a partir do registo fotográfico no papel. Posteriormente, os grupos de alunos acordaram o envio de seis espécies para o concurso: a perdiz, o melro-preto, uma borboleta–monarca, o massaroco, o goivo-da-rocha e o dragoeiro. Com a colaboração da coordenadora Eco-Escolas e titulares de turma, as informações destas espécies foram digitalizadas em formato Word e os desenhos já elaborados pelos alunos foram digitalizados e incluídos nas páginas do caderno de campo. As páginas das espécies foram impressas e entregues aos alunos para que desenhassem as espécies que ainda estavam em falta.
Por fim, o caderno de campo foi finalizado, as páginas foram digitalizadas para submeter a concurso e exibidas em um cartaz no exterior da Escola (alpendre), enquanto os desenhos dos alunos, com o respetivo nome e grupo da espécie, foram expostos no painel do Programa Eco-Escolas.

Envolvimento dos alunos:
Neste desafio, participaram todos os alunos do 3º (23 alunos) e 4º ano (18 alunos), incluindo 12 representantes do Conselho Eco-Escolas, com o objetivo de organizar e planificar melhor o trabalho. Divididos em grupos, os alunos saíram para o exterior da escola para observar diferentes espécies e capturar imagens. Alguns grupos investigaram as espécies no computador e registaram as informações em papel (caderno de campo/esboço da página da espécie que lhes foi entregue), enquanto outros desenharam as espécies. Em seguida, os alunos elegeram as espécies para o concurso, criaram as páginas no caderno de campo com texto digitalizado e ilustrações e, por fim, imprimiram as páginas e completaram os desenhos que faltavam.

Enquadramento curricular e extracurricular:
As atividades no âmbito deste trabalho foram desenvolvidas nas aulas curriculares, na área de Cidadania e Desenvolvimento- Educação Ambiental, tanto na sala de aula quanto no exterior da escola, com a colaboração da coordenadora do Programa Eco-Escolas e das titulares de turma do 3º e 4º anos. Inicialmente, os alunos estudaram o tema da biodiversidade, realizando pesquisas sobre características de diferentes espécies de fauna e flora (aves, insetos, répteis e plantas), para se prepararem para as observações práticas.

Divulgação:
Para incentivar a participação no desafio/concurso, a divulgação foi feita em reuniões do Conselho Eco-Escolas e Conselho de Docentes, no painel do Programa Eco-Escolas, por e-mail e WhatsApp ao grupo de docentes do 1º Ciclo. Os trabalhos realizados foram expostos em um cartaz no alpendre da escola e no painel do Programa Eco-Escolas. A divulgação também será feita nas redes sociais da escola (Facebook/Instagram).