Escola Profissional Gustave Eiffel (Entroncamento)
Escalão: Escalão 3 - Secundário, Profissional e Superior
Ano de Escolaridade:
10º
N.º de Participantes:
10
Páginas do Caderno de Campo:
Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:
Apresentação do trabalho:
Metodologia
Nesta atividade, os alunos foram sensibilizados para a importância das funções dos espaços verdes, tanto ao nível ecológico quanto social. Estes espaços desempenham um papel fundamental ao:
• abrigar diversas espécies;
• contribuir para a melhoria da qualidade do ar;
• proporcionar locais para o lazer, práticas desportivas e atividades educativas.
O espaço verde da escola, com uma presença relevante no território do concelho do Entroncamento, constitui um património natural de elevado valor. Assim, torna-se essencial promover a sua valorização e salvaguarda junto da comunidade educativa.
Objetivos gerais
• Promover o reconhecimento do valor do património natural;
• Conhecer e identificar a diversidade arbórea;
• Compreender a importância dos herbários como base de dados da diversidade vegetal;
• Perceber as áreas verdes como estímulo à prática de atividade física, ao oferecerem um ambiente agradável e saudável;
• Reconhecer os espaços verdes urbanos como instrumentos para a valorização do meio envolvente.
Competências a desenvolver
• Pensamento crítico e criativo;
• Desenvolvimento pessoal e autonomia;
• Conhecimento científico, técnico e tecnológico;
• Sensibilidade estética e artística.
Envolvimento dos alunos:
Foram envolvidos cerca de 10 alunos, após apresentar o desfio, os alunos disponibilizaram-se imediatamente, pois consideraram a atividade bastante desafiante e motivadora.
Enquadramento curricular e extracurricular:
A atividade desenvolvida foi enquadrada nas disciplinas de Área de Integração e Português.
Divulgação:
A atividade foi enviada por e-mail aos alunos, posteriormente apresentada pelas coordenadoras do projeto e de seguida os alunos disponibilizaram-se a participar neste desafio bastante aliciante.