A Biodiversidade da Minha Escola 2024-25 | Trabalhos – Desafio Alunos

Escola Básica e Secundária do Alto dos Moinhos (Sintra)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ano de Escolaridade:
5.º e 6.º Ano

N.º de Participantes:
8

Páginas do Caderno de Campo:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Apresentação do trabalho:
Tendo por base as orientações do projeto a Biodiversidade da minha escola, a equipa organizou-se de forma a explorar, conhecer e registar a biodiversidade do recinto escolar. Por um lado, alguns alunos quiseram colaborar através da aplicação iNaturalist e desta forma, registar as espécies e publicá-las no projeto “Biodiversidade@EBSAltodosMoinhos”. Por outro, estes alunos e os restantes encararam a construção do caderno como um portfolio das atividades que iriam desenvolver ao longo do ano letivo, mas ficou definido de imediato de que iríamos fazê-lo de forma a ter uma pegada de carbono reduzida, recorrendo essencialmente a materiais reutilizados (folhas de fotocópias já utilizadas e a cartões provenientes de caixas/envelopes enviados para a escola) e a amostras recolhidas no espaço escolar (plantas, folhas de árvores. Apenas se iria recorrer à impressão (a preto e branco) das poucas folhas referentes a fichas de apoio às tarefas e para preenchimento individual. Desta forma, optou-se por não imprimir quaisquer imagens a cores para recortar e colar nas fichas. Tendo em conta que as plantas herbáceas autóctones da escola estão em flor principalmente, a partir do início da primavera, optou-se por dedicar algumas das sessões, entre os meses de outubro e março, para a observação e estudo das “Aves da Minha Escola”, da exploração sob as pedras dos animais que refugiavam do frio e da luz, das observações ao microscópio e à lupa binocular e ao estudo das árvores autóctones. Algumas das sessões do Eco-Escolas, a partir de março seriam dedicadas à obtenção do herbário e à construção do caderno.

Envolvimento dos alunos:
O grupo era constituído por 8 alunos/as do 5.º e do 6.º ano. Todos colaboraram nas etapas descritas no ponto anterior. As folhas e registos efectuados por cada um deles foram elaboradas de forma autónoma (desenharam, recolheram, observaram, fotografaram), embora contassem com o apoio e a orientação do docente dinamizador das sessões Eco-Escolas. Também usaram a plataforma Biodiversity4All como referência para recolherem os nomes comuns de Portugal e os científicos. Dado que o caderno ia ter 4 capítulos ("Herbário", "Árvores da Minha Escola", "Aves da Minha Escola" e "Desenhos"). Os alunos elaboraram 4 folhas pintadas a aguarela com uma cor definida em grupo e decidiram acerca da organização do caderno. Apenas solicitaram o apoio da Brigada das Artes do Eco-Escolas para a capa e para escrever as letras nas folhas de capítulo.

Enquadramento curricular e extracurricular:
As atividades foram realizadas no âmbito extracurricular (Clube Eco-Escolas), mas enquadravam-se nas aprendizagens essenciais de 5.º ano:
(1) Relacionar as características (forma do corpo, revestimento, órgãos de locomoção) de diferentes animais
com o meio onde vivem;
(2) Interpretar informação sobre animais que passam por metamorfoses completas durante o seu desenvolvimento;
(3) Interpretar a influência da água, da luz e da temperatura no desenvolvimento das plantas;
(4) Identificar adaptações morfológicas e comportamentais dos animais e as respetivas respostas à variação da água, luz e temperatura;
(5) Caracterizar alguma da biodiversidade existente a nível local, regional e nacional, apresentando exemplos de relações entre a flora e a fauna nos diferentes habitats;
(6) Identificar espécies da fauna e da flora invasora e suas consequências para a biodiversidade local;
(7) Formular opiniões críticas sobre ações humanas que condicionam a biodiversidade e sobre a importância da sua preservação.
(8) Valorizar as áreas protegidas e o seu papel na proteção da vida selvagem.

Divulgação:
A versão final do caderno foi apresentada no 3.º Conselho Eco-Escolas, na equipa Eco-Escolas no MS Teams e nas redes sociais do Eco-Escolas