Escola EB 2,3 de Palmeira (Braga)
Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo
Ano de Escolaridade:
8.º ano
N.º de Participantes:
21
Páginas do Caderno de Campo:
Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:
Apresentação do trabalho:
sua concretização resultou de um trabalho interdisciplinar, com a participação das disciplinas de Ciências Naturais, Educação Visual e TIC.
Na disciplina de Ciências Naturais foi realizada uma aula de campo no espaço exterior da escola, sendo previamente dada uma aula de preparação da mesma com base num guião, enviado aos alunos através da plataforma Classroom, elaborado para o efeito (objetivos; materiais necessários, Apps a instalar no telemóvel e outras instruções).
Na aula de campo, os alunos utilizando a App INaturalist, procederam à identificação e registo fotográfico de algumas espécies, algumas delas no espaço da nossa Horta Biológica. À posteriori, ainda na disciplina de Ciências Naturais, em contexto de sala de aula, cada aluno escolheu uma das espécies fotografada e procedeu à investigação das suas caraterísticas, recorrendo a diversas fontes, nomeadamente os sites: Flora.on.pt e biodiversity4all.org/ e inaturalist.org/ e mesmo à IA (inteligência artificial).
A professora da disciplina de Educação Visual orientou o trabalho em várias etapas, a saber:
-Tendo por base no referido registo fotográfico, os alunos produziram esboços;
- Com recurso a uma folha A4, dividida em duas partes iguais, adaptadas ao formato A5, procederam à colagem da imagem numa das partes (folha A4) e na outra parte, desenharam a respetiva forma natural (inseto, folha, árvore, animal etc.) através de uma observação cuidada e atenta da espécie selecionada;
- O resultado do processo/desenho (da imagem obtida) manifestou-se num trabalho/composição bidimensional com recurso à aplicação de diferentes técnicas de expressão (ex: lápis de grafite, lápis de cor, pastel…), que possibilitou uma expressão com efeitos de luz e sombras e, ainda, com sentido estético/artístico.
Na disciplina de TIC, os alunos realizaram um cartaz, recorrendo à plataforma Canva, sobre as espécies identificadas na aula de campo e dados recolhidos na disciplina de Ciências Naturais, incluindo ainda o desenho realizado na disciplina de Educação Visual.
Resultado:
A concretização deste projeto implicou não só a disponibilização de várias aulas, principalmente nas disciplinas de Ciências Naturais e de Educação Visual, bem como, uma coordenação das tarefas realizadas nestas aulas.
No final, utilizando os trabalhos mais significativos foi elaborado o caderno de campo.
Envolvimento dos alunos:
Em reunião de equipa educativa decidiu-se envolver neste projeto, apenas a turma do 8.º C (21 alunos), uma vez que as restantes já estavam envolvidas no projeto “Espécies Invasoras na zona envolvente da Escola”.
Desde o início que, de um modo geral, os alunos mostraram-se muito entusiasmados e empenharam-se de forma muito positiva em todas as fases de desenvolvimento do projeto, quer em contexto de sala de aula, quer no trabalho em casa.
Enquadramento curricular e extracurricular:
Na disciplina de Ciências Naturais este projeto insere-se no tema “Sustentabilidade na Terra” e teve como referência a aprendizagem essencial “Caracterizar um ecossistema na zona envolvente da escola a partir de dados recolhidos no campo”.
Na disciplina de Educação Visual enquadra-se no estudo da cor e aplicação de diferentes técnicas de pintura expressivas.
Na disciplina de TIC o objetivo foi trabalhar o Domínio do Criar e Inovar, de modo que os alunos sejam capazes de gerar e priorizar ideias, desenvolvendo planos de trabalho de forma colaborativa, selecionando e utilizando, de forma autónoma e responsável, as tecnologias digitais mais adequadas e eficazes (ex. Canva) para a concretização deste projeto sobre a Biodiversidade.
Divulgação:
O projeto foi amplamente divulgado, quer através da página do agrupamento, quer nos ecrãs existentes na entrada da secretaria e biblioteca da Escola e ainda, no placard Eco-Escolas.
ver linK: https://www.aesamiranda.pt/projeto-a-biodiversidade-da-minha-escola/