A Biodiversidade da Minha Escola 2024-25 | Trabalhos – Desafio Alunos

Escola Básica Trigal de Santa Maria (Braga)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ano de Escolaridade:
8.º ano

N.º de Participantes:
17

Páginas do Caderno de Campo:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Apresentação do trabalho:
Realizou-se uma introdução em sala de aula sobre o conceito de biodiversidade e funcionamento de um charco e apresentaram-se as das ferramentas de identificação (guias e apps como iNaturalist).
Ainda se sensibilizou os alunos para a importância de não perturbar os habitats e de seguirem as instruções dos professores durante todo o tempo da visita.
Os alunos fizeram-se acompanhar de guias de identificação, telemóveis com app iNaturalist, cadernos de campo, lápis, telemóvel com câmara fotográfica e lupas.
No charco, os alunos observaram, registaram e fotografaram as espécies encontradas. Em grupos, identificaram as espécies com guias.
Em sala de aula, os alunos e registaram os dados no caderno de campo, partilharam as espécies identificadas e debateram sobre a importância de proteger estes ecossistemas. Os registos foram utilizados para criar o caderno final do projeto.

Envolvimento dos alunos:
Participaram na atividade 17 alunos do 8.º ano, no âmbito da disciplina de Ciências Naturais, em articulação com o Clube do Ambiente do Projeto Eco-Escolas. Os alunos estiveram ativamente envolvidos em todas as fases do trabalho: preparação teórica, observação no terreno, identificação de espécies com recurso à aplicação iNaturalist, registo fotográfico e ilustração das espécies. Cada grupo foi responsável por estudar um tipo específico de ser vivo (flora, insetos, aves, répteis ou líquenes), preenchendo uma página do caderno de campo digital com os dados recolhidos. Esta abordagem colaborativa promoveu o trabalho em equipa, a autonomia e o envolvimento ativo dos alunos na proteção da biodiversidade local.

Enquadramento curricular e extracurricular:
No âmbito do Projeto Eco-Escolas e dos conteúdos da disciplina de Ciências Naturais do 8.º ano, foi realizada uma atividade de campo centrada na biodiversidade do charco pedagógico da escola. Esta atividade consistiu na observação e recolha de espécies em meio natural, com posterior registo das mesmas num caderno de campo, promovendo o desenvolvimento de competências de observação científica e de valorização da biodiversidade. A atividade enquadra-se nos conteúdos do domínio "Sustentabilidade na Terra", onde se aborda a importância da diversidade de seres vivos e o seu papel no equilíbrio dos ecossistemas. Para além do seu valor curricular, esta iniciativa teve também uma forte componente extracurricular, integrando-se nos objetivos do Projeto Eco-Escolas, ao sensibilizar os alunos para a proteção da natureza e o exercício de uma cidadania ambiental ativa e responsável.

Divulgação:
Os resultados foram expostos num painel na escola referente à biodiversidade e partilhados com a comunidade escolar através das redes sociais da escola.