Escola Básica Carlos Gargaté (Almada)
Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo
Ano de Escolaridade:
8º ano
N.º de Participantes:
59
Páginas do Caderno de Campo:
Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:
Apresentação do trabalho:
1. Tema – Identificação da biodiversidade do pátio da escola
2. Introdução – Os ecossistemas à nossa volta são fontes ricas de vida e diversidade, muitas vezes invisíveis no nosso dia a dia. Esta atividade tem como objetivo despertar a curiosidade e a consciência ambiental dos alunos do 8.º ano, através da identificação das diferentes espécies vegetais existentes no pátio da escola.
Durante esta exploração, os alunos vão observar atentamente o espaço exterior da escola, fotografar as plantas que encontrarem, identificar as suas espécies, localizar a sua distribuição no mundo e descobrir curiosidades sobre cada uma. Esta investigação permitirá compreender melhor o valor da biodiversidade local e refletir sobre a importância da sua preservação para o equilíbrio dos ecossistemas.
Ao conhecerem as plantas que partilham connosco o espaço escolar, os alunos tornam-se agentes ativos na proteção do ambiente, desenvolvendo um olhar mais atento, informado e responsável sobre o mundo natural.
3. Ano de escolaridade – 8º ano
4. Objetivos, conhecimentos e competências
5. Duração da aula – Tempo necessário para dinamizar a aula (tempo “normal” = 50 mins)
PREPARAÇÃO
6. Preparação prévia – Descarregarem a aplicação inaturalist no telemóvel
7. Recursos necessários – Foi utilizado o telemóvel e um computador e disponibilizado na classroom links para desenvolver trabalho de pesquisa.
ATIVIDADE DE APRENDIZAGEM
8. Atividade
Indicação dos diferentes passos ou descrição sobre como a aula será conduzida pelo professor. Estruturar a descrição utilizando estes pontos principais:
a) Introdução – Brainstorm e exploração de perguntas provocadoras, como por exemplo: “Alguma vez pararam para pensar que o pátio da nossa escola é um pequeno ecossistema?”
b) “Sabem quantas plantas diferentes existem mesmo aqui ao nosso lado?”
c) Desenvolvimento – Fotografar as diferentes espécies existentes no espaço exterior da escola, carregar as mesmas na aplicação iNaturalist e pesquisar informação usando o Google lens e consultando https://www.biodiversity4all.org/. Foi pedido que fizessem o seguinte registo referente a cada uma das fotos:
1 - Nome comum e científico
2 - Origem/distribuição no mundo
3 – Curiosidades
A informação recolhida foi enviada para a classroom da turma.
Conclusão – Existe uma grande variedade de espécies na nossa escola, com características diferentes, que contribuem para uma paisagem agradável, num espaço onde os alunos passam um período do dia significativo.
9. Avaliação – como vai verificar se os objetivos foram atingidos e os conhecimentos e competências adquiridos?
Através do grau de cumprimento da tarefas/atividade proposta e do seu rigor comprovado pela análise do que foi enviado para a classroom e resposta a questionários de satisfação.
DEPOIS DA AULA
11. Disseminação/Partilha – Montagem da informação recolhida no Canva a publicar no site da escola de modo a divulgar o trabalho realizado `à comunidade escolar.
12. Referências/bibliografia –
https://www.biodiversity4all.org/.
Envolvimento dos alunos:
Foram envolvidos 59 alunos (turmas C e D) tendo-se realizado a aula no espaço exterior da escola e pedido um trabalho de pesquisa e recolha de informação sobre as espécies identificadas.
Enquadramento curricular e extracurricular:
Ciências Naturais : Diversidade biológica, Ecossistemas e habitats locais, Classificação e identificação de seres vivos, Impacto humano na biodiversidade
Competências desenvolvidas:
Observação e registo científico
Uso de ferramentas digitais na investigação científica
Valorização da biodiversidade local
Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) Temas abordados: Aplicações móveis para fins educativos
Recolha, tratamento e partilha de informação digital
Competências desenvolvidas:Literacia digital
Cidadania digital
Educação para a Cidadania / Cidadania e Desenvolvimento
Temas abordados:
Sustentabilidade e preservação ambiental
Participação ativa na comunidade escolar
Competências desenvolvidas:
Responsabilidade ambiental
Trabalho colaborativo e comunicação
Extracurricular: Participar no projeto Ecoescolas
Divulgação:
Montagem da informação recolhida no Canva e publicação no site da escola de modo a divulgar o trabalho o realizado `à comunidade escolar.
https://www.canva.com/design/DAGpTN8swXI/_b-HP3wTlrQoi-p_D2dtXQ/view?utm_content=DAGpTN8swXI&utm_campaign=designshare&utm_medium=link2&utm_source=uniquelinks&utlId=h47cc82a014