Escola Profissional Amar Terra Verde - Vila Verde (Vila Verde)
Escalão: Escalão 3 - Secundário, Profissional e Superior
Ano de Escolaridade:
Turma do 10ºano profissional - Cabeleireiro
N.º de Participantes:
19
Páginas do Caderno de Campo:
Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:
Apresentação do trabalho:
O trabalho foi planificado e desenvolvido em contexto interdisciplinar, envolvendo os professores de Biologia e Tecnologias da Informação e Comunicação (T.I.C.).
A planificação iniciou-se com a visualização do webinar “A biodiversidade da minha escola”, que permitiu aos alunos compreenderem os objetivos do projeto e adquirir conhecimentos relevantes.
Seguiu-se a instalação das aplicações iNaturalist e PlantNet, facilitando a identificação de espécies. Foram então realizadas aulas de campo para observação e registo fotográfico da biodiversidade existente na área envolvente à escola.
Com base nesses registos, os alunos elaboraram fichas de espécie. Posteriormente, em contexto de aula produziram ilustrações das espécies observadas. O projeto culminou com um debate/reflexão na turma sobre a importância da biodiversidade e a sua preservação e futura exposição.
Envolvimento dos alunos:
Participaram neste projeto todos os alunos de uma turma. Estiveram envolvidos ativamente em todas as etapas do processo: desde a participação no webinar, instalação e utilização de aplicações de identificação de espécies, realização de saídas de campo, produção de registos fotográficos e fichas informativas, até à criação de ilustrações digitais das espécies observadas. O envolvimento foi entusiástico, principalmente na componente criativa e artística do projeto.
Enquadramento curricular e extracurricular:
O projeto foi desenvolvido em articulação com os conteúdos curriculares das disciplinas de Biologia - estudo da biodiversidade. Também promoveu competências transversais como o trabalho em equipa, a observação científica e a consciência ambiental. Embora tenha decorrido em contexto de aula, a componente de campo e o caráter prático atribuem-lhe também uma dimensão extracurricular.
Divulgação:
A divulgação do trabalho será feita à comunidade educativa através de uma exposição no dia 5 de junho, Dia Mundial do Ambiente. Esta exposição apresentará os resultados do projeto, incluindo os registos das espécies e as ilustrações realizadas pelos alunos, promovendo a sensibilização para a biodiversidade local e a sua importância.