Escola EB1/JI de São Marcos n.º 2 (Sintra)
Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo
Ano de Escolaridade:
3.º
N.º de Participantes:
50
Páginas do Caderno de Campo:
Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:
Apresentação do trabalho:
Este trabalho foi desenvolvido em várias etapas, refletindo o envolvimento ativo dos alunos na descoberta e valorização da biodiversidade no espaço escolar.
Envolvimento dos alunos:
O presente trabalho foi desenvolvido por duas turmas do 3.º ano, num total de 50 alunos, no âmbito de um projeto sobre a biodiversidade existente no espaço escolar. O projeto foi realizado em pequenos grupos de quatro alunos, promovendo o trabalho colaborativo e a investigação ativa.
Enquadramento curricular e extracurricular:
Numa primeira fase, os alunos realizaram sessões de observação no exterior da sala de aula, explorando os espaços verdes e os arredores da escola com o objetivo de identificar espécies de seres vivos presentes no local.
Durante estas saídas, foram capturadas imagens fotográficas das espécies encontradas e elaboradas ilustrações das mesmas, promovendo a observação atenta e o registo gráfico.
A identificação das espécies foi realizada com o apoio de guias de identificação adequados à faixa etária, permitindo aos alunos reconhecer e nomear as espécies observadas.
Em sala de aula, foi construída uma listagem das espécies identificadas, e cada grupo ficou responsável por investigar uma delas.
As orientações para a pesquisa foram dadas pelo professor, conforme indicado no caderno de trabalho de campo, que serviu de base à organização da informação recolhida. Após a fase de pesquisa, foram selecionados alguns dos trabalhos realizados para compor um Caderno de Campo da Biodiversidade da Escola.
Como culminar do projeto, os grupos apresentaram os seus trabalhos ao grande grupo, partilhando as descobertas e aprendizagens.
Este projeto permitiu aos alunos desenvolver competências de observação, investigação, registo e comunicação, sensibilizando-os para a importância da preservação da biodiversidade no seu meio envolvente.
Divulgação:
Foi elaborado um PowerPoint com os principais resultados, que foi, posteriormente, apresentado às restantes turmas da escola, promovendo a partilha do conhecimento e a valorização da biodiversidade local.