A Biodiversidade da Minha Escola 2024-25 | Trabalhos – Desafio Alunos

Escola Básica Nº 2 de Mealhada (Mealhada)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ano de Escolaridade:
5.º Ano

N.º de Participantes:
20

Páginas do Caderno de Campo:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Apresentação do trabalho:
Planificação, organização e implementação:
Numa primeira fase, nas aulas de Laboratório de Ciências, formaram-se cinco grupos e foram dadas instruções sobre a aplicação o iNaturalist. A seguir, foi feita a introdução do tema relembrando, através de diálogo, os conhecimentos que os alunos já tinham adquirido sobre a biodiversidade, por forma a enquadrar este tema e sublinhar a importância da mesma na manutenção do equilíbrio da Natureza. Como estratégia motivacional, procedeu-se ao visionamento e exploração do vídeo "O que é a biodiversidade?" - RTP Ensina. Numa segunda fase, foi dinamizada uma aula de campo, na qual, após terem sido dadas todas as orientações necessárias sobre os procedimentos e as tarefas a executar, os grupos de alunos capturaram imagens das espécies encontradas no recinto escolar.
Na aula de Ciências Naturais, após a identificação das espécies, cada grupo de trabalho procedeu à pesquisa das principais características da espécie que lhe saiu em sorteio.
Por sua vez, na aula de Educação Visual, foi feita a ilustração da espécie por cada grupo.
A elaboração do caderno de campo foi realizada na aula de Laboratório de Ciências, assim como a construção de um comedouro e dois bebedouros para aves, dando desta forma continuidade ao trabalho do ano letivo anterior – construção de abrigos para aves e construção de um jardim “Restaurante para polinizadores”.

Envolvimento dos alunos:
Envolvimento dos alunos:
Foram envolvidos os 20 alunos da turma do 5.º A2 que demonstraram, desde o primeiro momento, muito interesse e motivação pelo tema, tendo realizado todas as tarefas com muita dedicação e empenho.

Enquadramento curricular e extracurricular:
Enquadramento curricular e extracurricular:
Integrado nos temas do ano “Espaços Exteriores e Biodiversidade – Preservar e Regenerar”, foi lançado aos alunos do 5.º A2 o desafio “A Biodiversidade da Minha Escola”, no âmbito das disciplinas de Ciências Naturais, Laboratório de Ciências e Educação Visual, tendo como principal objetivo dar a conhecer e promover a ação pela proteção da biodiversidade que rodeia o espaço escolar.
Assim, na disciplina de Ciências Naturais e Laboratório de Ciências, os conhecimentos e competências a adquirir são as previstos nas Aprendizagens Essenciais para Ciências Naturais do 5,º ano, a saber: caracterizar alguma da biodiversidade existente a nível local, regional e nacional, apresentando exemplos de relações entre a flora e a fauna nos diferentes habitats; identificar espécies da fauna e da flora invasora e suas consequências para a biodiversidade local; formular opiniões críticas sobre ações humanas que condicionam a biodiversidade e sobre a importância da sua preservação e valorizar as áreas protegidas e o seu papel na proteção da vida selvagem.
Na disciplina de Educação Visual, foram aplicadas técnicas de pintura a lápis de cor.

Divulgação:
Divulgação:
Realizou-se uma exposição dos trabalhos na Biblioteca, no dia 20 de maio, dia em que se comemora o Dia Mundial da Abelha, tendo sido colocado, por esse motivo, no jardim “Restaurante para Polinizadores”, um Hotel para Insetos construído conjuntamente por esta turma e outras turmas da escola.
O trabalho será também divulgado no Blog Eco Mundo, Blog Eco-Escola, e no Facebook da Biblioteca.
O caderno de campo ficará disponível na Biblioteca para consulta e será dada continuidade a este trabalho nos próximos anos letivos, adicionando mais espécies.