Escola Secundária com 3.º ciclo de Alcanena (Alcanena)
Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo
Ano de Escolaridade:
8
N.º de Participantes:
18
Páginas do Caderno de Campo:
Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:
Apresentação do trabalho:
Este trabalho foi planificado no âmbito da disciplina de cri@rte sob os temas do programa da disciplina de Educação Visual do 8º ano e a Componente Artística Complementar, que integra o currículo piloto desta escola, articulados com o projeto interdisciplinar da turma 8º A, sob o título: Da natureza à beleza. O trabalho aparece como uma metodologia de aprendizagem ativa baseada em projeto, onde os alunos foram desafiados, em primeiro lugar, a observar a “natureza” da sua envolvente. Num primeiro instante, sob a forma de aulas no exterior, no decorrer dos meses de fevereiro e março 2025, e num segundo instante integrando a atividade: Visita a um rio, sob a forma de caminhada exploratória do percurso até às nascentes do rio Alviela em Alcanena. Quer nas aulas de exterior, quer na atividade, os alunos deveriam observar e com recurso às aplicações iNaturalist / Biodiversity4All /iBird, instaladas nos seus telemóveis, os alunos identificavam as espécies observadas, obtendo quer o nome vulgar, quer o nome científico, bem como outras características e outras localizações ao nível nacional.
OS alunos deveriam ainda, de forma autónoma realizar nos seus diários gráficos, pelo menos 4 desenhos por observação registando, o nome da espécie observada o local e a data da observação.
Já em sala de aula, os alunos deveriam pesquisar informação acerca das caraterísticas das espécies observadas e ainda dar expressão às suas ilustrações, sendo a técnica a utilizar de livre opção. Alguns alunos aplicaram a côr com lápis de grafite, lápis de côr e outros optaram pela aguarela.
Depois, os alunos selecionaram as ilustrações que deveriam ser incluídos no seu caderno de campo final e iniciaram uma composição das diferentes páginas.
Envolvimento dos alunos:
Os alunos envolvidos, foram os alunos da componente de Cri@rte da turma 8º A; 18 alunos.
OS alunos foram envolvidos ao longo dos ano letivo, planificado de modo continuo sob uma metodologia de aprendizagem ativa baseada em projeto, onde os alunos foram desafiados, em primeiro lugar, a observar a “natureza” da sua envolvente e de seguida representá-la.
Enquadramento curricular e extracurricular:
Este trabalho enquadra-se no âmbito da disciplina de cri@rte sob os temas do programa da disciplina de Educação Visual do 8º ano e da Componente Artística Complementar, que integram o currículo piloto desta escola, articulados com o projeto interdisciplinar da turma 8º A, sob o título: Da natureza à beleza, onde todas as disciplinas aplicam as aprendizagens essenciais das suas áreas.
Ainda, foi considerada para efeitos de planeamento das atividades extracurriculares, nomeadamente na visita a um rio e ainda serviu de inspiração no projeto do mural realizado numa parede exterior da escola, no Dia Internacional da Biodiversidade, comemorado no dia 22 de maio de 2025.
Divulgação:
Este projeto foi apresentado e integrado em cartaz no painel informativo da escola , assim como foi anexado o trabalho final no canal da turma e do seu conselho, encarregados de educação e enviado sob forma de memorando ao Conselho Eco Escolas.