Escola Secundária Dr. Solano de Abreu (Abrantes)
Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo
Ano de Escolaridade:
8º ano de escolaridade
N.º de Participantes:
60
Páginas do Caderno de Campo:
Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:
Apresentação do trabalho:
Cada turma foi dividida em grupos de quatro alunos. Cada grupo saiu para o exterior, acompanhado pela professora de Ciências Naturais, para observar as várias espécies encontradas no espaço escolar. Durante o percurso pelo espaço escolar, a professora ia transmitindo algumas informações/ curiosidades sobre algumas das espécies encontradas. O grupo fotografou quatro espécies à sua escolha e recolheu algumas para observar no laboratório e para fazer um herbário. Em sala de aula, cada elemento do grupo foi responsável pela identificação de uma espécie, recorrendo para tal a sítios como PlantNet", "Biodiversity4all", "Inaturalist", entre outros, e pela pesquisa de informação referente à mesma, preenchendo uma pequena ficha de identificação criada pela professora. A ilustração foi feita por alunos da turma, escolhidos pelos grupos, com mais aptidão para o desenho. No final, a turma escolheu as melhores fotografias e ilustrações e elaborou-se um caderno de campo digital recorrendo ao Canva.
Envolvimento dos alunos:
Foram envolvidos todos os alunos das turmas E, F e H do oitavo ano de escolaridade, num total de sessenta alunos. Todos saíram para o exterior para observar, fotografar e recolher diferentes espécies do recinto escolar. Cada aluno foi responsável pela identificação e pesquisa de informação sobre uma determinada espécie. Alguns alunos ilustraram as espécies.
Enquadramento curricular e extracurricular:
A atividade "A biodiversidade da minha escola" pode ser enquadrada tanto curricular como extracurricularmente no âmbito das Ciências Naturais do 8.º ano de escolaridade.
Em termos de enquadramento curricular, a atividade inclui-se no domínio "Sustentabilidade na Terra", cujos objetivos principais se centram na compreensão da importância da biodiversidade, na identificação de diferentes espécies de seres vivos e os seus habitats, no reconhecimento das interações entre os seres vivos e o meio ambiente e na valorização da conservação da natureza e a gestão sustentável dos ecossistemas.
Relativamente ao enquadramento extracurricular, esta atividade permitiu a concretização dos seguintes objetivos: promoção da literacia científica e ecológica, incentivo ao trabalho colaborativo e de investigação, incremento do sentido de pertença e responsabilidade pelo espaço escolar e contribuição para a certificação Eco-Escolas.
Divulgação:
A divulgação foi feita através da criação de um caderno de campo digital das três turmas. Este foi projetado nas turmas do oitavo ano, no ecrã situado na entrada da escola e no placard do projeto Eco-escolas.