Escola EB 2,3 Padre Abílio Mendes (Barreiro)
Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo
Ano de Escolaridade:
6ºano
N.º de Participantes:
22
Páginas do Caderno de Campo:
Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:
Apresentação do trabalho:
O trabalho foi planificado com a professora de ciências naturais do sexto ano.
Depois de planificada a atividade a docente propus aos alunos que a turma iria participar na atividade “Dia de aulas ao ar livre” no dia 22 de maio na escola.
Durante a aula de ciências naturais os alunos construíram o seu caderno de campo com folhas reutilizadas e uns marcadores em fim de vida, ou um lápis de cor para segurar as folhas do caderno de tamanho A5.
Os alunos organizaram-se em pares ou grupos de 3 e partiram para a descoberta das espécies existentes na escola.
Sempre com a colaboração da docente envolvida na atividade, os alunos conseguiram identificar 3 espécies da flora e 3 espécies de animais, usando o telemóvel para tirar fotos.
Após esta aula ao ar livre os alunos concluíram as suas pesquisas em sala de aula colocando informações sobre as espécies como nome vulgar, nome científico e outras curiosidades.
Posteriormente na aula de EV, os alunos concluíram as páginas das espécies.
Envolvimento dos alunos:
O trabalho foi planificado com a professora de ciências naturais do sexto ano, turma A composta por 22 alunos.
Depois de planificada a atividade a docente propus aos alunos que a turma iria participar na atividade “Dia de aulas ao ar livre” no dia 22 de maio na escola.
Durante a aula de ciências naturais os alunos construíram o seu caderno de campo com folhas reutilizadas e uns marcadores em fim de vida, ou um lápis de cor para segurar as folhas do caderno de tamanho A5. Capa realizada em TIC.
Os alunos organizaram-se em pares ou grupos de 3 e partiram para a descoberta das espécies existentes na escola.
Sempre com a colaboração da docente envolvida na atividade, os alunos conseguiram identificar 3 espécies da flora e 3 espécies de animais, usando o telemóvel para tirar fotos.
Após esta aula ao ar livre os alunos concluíram as suas pesquisas em sala de aula colocando informações sobre as espécies como nome vulgar, nome científico e outras curiosidades.
Posteriormente na aula de EV, os alunos concluíram as páginas das espécies.
Enquadramento curricular e extracurricular:
Nas aulas de CN já se tinha dado início ao estudo das plantas, assim foi mais fácil o enquadramento nesta atividade. Ao se propor a ilustração das espécies envolve-se as artes, logo com a colaboração da docente de EV, promove-se a articulação curricular.
Divulgação:
A divulgação foi feita à posteriori desta atividade no placard existente no bloco A pertencente ao programa eco-escolas.
Assim toda a comunidade educativa pôde observar os trabalhos realizados com esta atividade “a biodiversidade da minha escola” e as suas principais conclusões, como a identificação de árvores ou arbustos, ou seja a flora que existe na escola, assim como a fauna.
A atividade também foi divulgada no Facebook do agrupamento de escolas Augusto Cabrita.