Escola EB 2,3 General Humberto Delgado (Loures)
Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo
Ano de Escolaridade:
8ºano
N.º de Participantes:
40
Páginas do Caderno de Campo:
Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:
Apresentação do trabalho:
Os alunos realizaram sessões de observação de flora e fauna no recinto escolar e/ou espaço envolvente. Foram constituídos diferentes grupos, cada um encarregue do levantamento de determinado grupo de espécies (aves, insetos, plantas, etc), identificaram as espécies, com auxílio de guias de identificação ou outros elementos bibliográficos e de aplicações móveis, como o PlantNet e o Google Lens. Capturaram imagens utilizando o telemóvel, das espécies encontradas e elaboraram uma ilustração de cada espécie identificada. Construíram um caderno de campo com o registo das espécies identificadas. Cada página do caderno foi dedicada a apenas uma espécie e contém a seguinte informação: nome da espécie (vulgar e científico), principais características, uma fotografia e uma ilustração da espécie, localização da espécie na escola para espécies de flora e fungos, data e local da observação. Encadernaram todos os registos no formato de um caderno, com auxílio de um furador, um pau encontrado nas aulas de campo e fio de juta.
Envolvimento dos alunos:
Os alunos foram organizados em grupos, fazendo os desenhos na aula. Contudo, a observação, a fotografia e a pesquisa dos seres vivos foi autónoma, de modo a responsabilizar os alunos e aplicar vários domínios do perfil do aluno.
Enquadramento curricular e extracurricular:
Este trabalho foi realizado nas aulas de Educação Visual e enquadrado nas aprendizagens essenciais da disciplina, na recapitulação de conteúdos, como por exemplo o desenho, o tipo de material usado, bem como, aprendizagens do 8ºano, como por exemplo, domínio do conceito de fotografia, Selecionar, de forma autónoma, processos de trabalho e de registo de ideias que envolvam a pesquisa, investigação
e experimentação.
Apesar deste trabalho não ser realizado em Ciências Naturais, os alunos puderam consolidar conhecimentos adquiridos no 8ºano, compreendendo como os seres vivos se organizam, como cada um ocupa o seu espaço e puderem compreender o conceito de ecossistema. Através da observação verificaram de que forma os fatores abióticos influenciam os seres vivos, bem como as relações bióticas. No final desta atividade é esperado que os alunos verifiquem que todos os seres vivos, desde os minúsculos até aos macroscópicos são importantes no ambiente. Por isso, nesta atividade foram aplicadas várias aprendizagens essenciais do currículo do 8ºano.
Divulgação:
No átrio da escola será colocado o caderno de campo, para ser consultado pela comunidade escolar e posteriormente será colocado numa das vitrines da escola, preferencialmente na vitrine do Eco-Escola.
Também será colocado no site Eco-Escola e no da Escola.