Escola Profi. de Desenv. Rural de Abrantes (Abrantes)
Escalão: Escalão 3 - Secundário, Profissional e Superior
Ano de Escolaridade:
10
N.º de Participantes:
16
Páginas do Caderno de Campo:
Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:
Apresentação do trabalho:
Este projeto teve como principal objetivo observar, identificar e valorizar a biodiversidade existente no espaço da nossa escola. Pretendemos perceber melhor a importância das plantas e dos animais no equilíbrio dos ecossistemas e desenvolver respeito pela natureza.
O projeto foi planificado de forma a envolver ativamente os alunos no reconhecimento da biodiversidade existente no espaço da escola. Começámos por planear uma aula prática de exploração da natureza, com objetivos definidos: observar, identificar, registar e valorizar espécies vegetais r animais locais
A atividade foi organizada em várias etapas:
1. Planeamento e sensibilização em sala de aula, onde foi introduzido o conceito de biodiversidade e debatida a sua importância.
2. Saída ao exterior, com observação direta da flora e fauna na escola.
3. Registo dos elementos observados, através de fotografia, colagem, desenho e escrita, adaptando os suportes consoante as necessidades dos alunos.
4. Distribuição por cada aluno de uma espécie fotografada e elaboração do trabalho de pesquisa.
5. Construção do caderno de campo, com recurso a materiais acessíveis e apoio individualizado para alunos com NEE. Para os alunos do 10º ano, o caderno de campo resultou num mural no Padlet.
6. Reflexão e partilha dos resultados em sala de aula e em ambiente digital.
Envolvimento dos alunos:
Estiveram envolvidas duas turmas do primeiro ano de CEF e uma turma do primeiro ano do Curso de Técnico de Produção Agropecuária, perfazendo um total de 36 alunos.
Os alunos estiveram envolvidos de forma ativa:
• Em pequenos grupos durante a fase de observação e recolha.
• De forma individual e criativa na elaboração da pesquisa, para a construção do caderno de campo.
Enquadramento curricular e extracurricular:
O trabalho foi desenvolvido na turma na componente de CIdadania e na disciplina de Cidadania e Mundo Atual e na discipluina de Área de Integração.
Os alunos estiveram envolvidos de forma ativa:
• Em pequenos grupos durante a fase de observação e recolha.
• De forma individual e criativa na elaboração da pesquisa, para a construção do caderno de campo.
Divulgação:
A divulgação • Exposição do caderno de campo na Biblioteca da escola.
• Publicação do padlet, nas redes sociais.
https://padlet.com/cfilossilva/biodiversidade-na-minha-escola-texyg7jtxn5xwv91