A Biodiversidade da Minha Escola 2024-25 | Trabalhos – Desafio Alunos

Escola S/3 Dr. Manuel Fernandes (Abrantes)

Escalão: Escalão 3 - Secundário, Profissional e Superior

Ano de Escolaridade:
10ºano

N.º de Participantes:
11

Páginas do Caderno de Campo:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Apresentação do trabalho:
Foram preparadas as aulas no exterior e elaboradas as fichas de campo para a recolha de informação. Os alunos foram organizados em grupos de dois e foram sorteados os espaços na escola que cada grupo iria explorar. Cada grupo de alunos procurava em cada espaço dos jardins da escola espécies pertencentes a grupos diferentes (Animais - aves, anfíbios, répteis, artrópodes, moluscos, anelídeos, mamíferos; Fungos; Líquenes; Musgos; Plantas).
Na 1ª saída os alunos fizeram uma exploração das espécies presentes nos jardins da escola, fotografaram e tomaram algumas notas.
Em sala de aula procedeu-se à seleção das espécies a classificar e a estudar por cada grupo de alunos de forma a construir o caderno de campo. Para a identificação das espécies recorreu-se a apps ( iNaturalist, Lens, PlantNet).
Feita a selecção cada grupo de alunos ficou responsável por estudar duas espécies diferentes .Efectuou-se uma 2.ª saída de campo nos jardins da escola para confirmação de pormenores.
Em sala de aula os alunos fizeram o trabalho de investigação e de confirmação das espécies a incluir no caderno de campo.
Preencheram o caderno de campo nos vários itens considerados.
A investigação foi feita através da internet com recurso aos computadores dos alunos.
Os desenhos das espécies selecionadas para o caderno de campo foram efectuadas por um aluno do 9.ºF, o aluno João Silva.
Os trabalhos tiveram início em fevereiro e terminaram em maio, foram realizados de forma descontínua, alternando com outras atividades da disciplina.

Envolvimento dos alunos:
Tendo como o tema da disciplina de Biologia e Geologia - Biodiversidade, a professora de Biologia e Geologia do 10.º B lançou à turma um desafio que foi recebido com grande entusiasmo.
Os alunos envolveram-se ativamente no projeto, desenvolvendo o trabalho tanto em contexto de sala de aula como em regime autónomo fora dela, sempre com a orientação da docente da disciplina.
Para facilitar a organização, comunicação e partilha de recursos, foi utilizada a plataforma Google Classroom, permitindo um acompanhamento mais eficaz do progresso dos grupos.
Participaram no projeto onze alunos: dez pertencentes ao 10.º ano e um aluno convidado do 9.º ano, demonstrando empenho, responsabilidade e interesse ao longo de todo o processo.

Enquadramento curricular e extracurricular:
O trabalho foi desenvolvido no âmbito da disciplina de Biologia e Geologia, inserido no tema "Diversidade na Biosfera" (Biodiversidade).
Para além de aprofundar os conteúdos programáticos, este projeto teve como objetivo ampliar os conhecimentos dos alunos sobre a biodiversidade existente nos jardins da sua escola – um espaço que frequentam ao longo de vários anos.
Pretendeu-se ainda estimular o gosto e o respeito pela natureza, sensibilizando os alunos para a importância da preservação das espécies e da conservação da biodiversidade.

Divulgação:
Os trabalhos foram expostos na Biblioteca da Escola.
Aproveitou-se o Dia da Família para fazer essa exposição. Neste dia decorreram várias atividades envolvendo também os Encarregados de Educação e a Associação de Pais.
Também foi feita a divulgação aos Conselhos de Turma dos alunos envolvidos.
Na notícia sobre as atividades do Eco-escolas, publicada na Newsletter da escola também se fez referência a este trabalho.