Escola Básica D. Miguel de Almeida (Abrantes)
Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo
Ano de Escolaridade:
8º
N.º de Participantes:
17
Páginas do Caderno de Campo:
Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:
Apresentação do trabalho:
Os alunos contactaram com os principais conceitos de Ecologia, em contexto de sala de aula.
De seguida, foram convidados a pesquisar quais os seres vivos que fazem parte do ecossistema onde se insere a sua escola. Então, cada aluno escolheu uma espécie (sem a repetir) e a professora deixou uma atividade no classroom - elaborar uma FICHA DA ESPÉCIE.
Realizou-se, de seguida, uma aula de campo para recolha e identificação (com recurso a guias) de plantas do pátio.
As aprendizagens foram consolidadas através de uma atividade em que os alunos, tinham de arrumar as fotos dos seres vivos do ecossistema local ou em ESPÉCIE AUTÓCTONE ou EXÓTICA/INVASORA.
Os trabalhos finais ficaram expostos na escola e foram alvo de avaliação.
Envolvimento dos alunos:
Foi envolvida uma turma de alunos de oitavo ano a qual foi motivada e envolvida no processo através da valorização dos progressos dos alunos. Estes fizeram trabalhos de pesquisa individual, a pares e em grupo.
Foi-lhes explicado que os seus trabalhos seriam alvo de avaliação e contribuir, de forma significativa, para a nota à disciplina de Ciências.
Enquadramento curricular e extracurricular:
Esta atividade insere-se nos conteúdos programáticos da disciplina de Ciências Naturais do 8º ano e era também uma DAC da turma 8ºC.
Divulgação:
Os trabalhos dos alunos ficaram expostos (um cartaz da flora - no POLIVALENTE) outro cartaz (com as espécies autóctones e invasoras) na BIBLIOTECA ESCOLAR.
As FICHAS DAS ESPÉCIES foram impressas e ficaram em exposição na Biblioteca Escolar.