Escola Secundária Almeida Garrett (Vila Nova de Gaia)
Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo
Ano de Escolaridade:
9. º ano
N.º de Participantes:
56
Páginas do Caderno de Campo:
Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:
Apresentação do trabalho:
Os alunos perceberam a importância da biodiversidade para a saúde e bem-estar humano. Os alunos aprenderam a utilizar a plataforma iNaturalist. Numa aula de CN foram visita os espaços verdes da escola e utilizaram a plataforma para identificar os seres vivos. Posteriormente representaram os seres vivos e pesquisaram sobre as características dos seres vivos escolhidos: nome da espécie (vulgar e científico), principais características, uma fotografia e uma ilustração da espécie, localização da espécie na escola (para espécies de flora e fungos), data e local da observação. Os alunos apresentaram os resultados à turma e no conselho eco Escolas
Envolvimento dos alunos:
Foram envolvidos 2 turmas de alunos. os alunos utilizaram a plataforma para identificar os seres vivos da biodiversidade da ESAG durante uma aula de Ciências Naturais. Posteriormente foram pesquisar sobre os seres vivos e apresentaram á turma o resultado da pesquisa. Os alunos ainda fizeram uma representação gráfica dos seres vivos.
Enquadramento curricular e extracurricular:
O estudo da Biodiversidade faz parte da disciplina de Ciências Naturais, os alunos também têm o projeto do Eco-Guardião/ Guardiã da Turma
Divulgação:
Os desenhos das espécies estão expostos no placard Eco-Escolas, passaram nos LCD no Dia Mundial da Biodiversidade e foram apresentados no Conselho Eco-Escolas