A Biodiversidade da Minha Escola 2024-25 | Trabalhos – Desafio Alunos

Escola Secundária de Alfena (Valongo)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ano de Escolaridade:
8ºano

N.º de Participantes:
24

Páginas do Caderno de Campo:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Apresentação do trabalho:
O projeto “A Biodiversidade da Minha Escola” foi desenvolvido no âmbito do programa Eco-Escolas, em articulação com a disciplina de Ciências Naturais, envolvendo os alunos do 8.º ano.
O trabalho foi planeado em contexto de aula, começando pela organização dos alunos em grupos. Em grande grupo, foi definida a plataforma digital a utilizar e o formato do caderno de campo, que serviria de base para registar as espécies identificadas.
Cada aluno ficou responsável por elaborar uma página do caderno, contendo o nome comum e científico da espécie, as suas principais características, fotografia, localização no recinto escolar, data e local da observação. A identificação foi feita com recurso a aplicações como o iNaturalist e o Biodiversity4All, promovendo a investigação e o uso de tecnologia em contexto educativo.
As observações ocorreram durante as aulas, mas foram complementadas com ações práticas no exterior: remoção de espécies invasoras, valorização da flora espontânea e manutenção do charco escolar. Estas atividades decorreram no âmbito das aulas e do Clube Ciência Viva na Escola, reforçando a componente prática e ambiental do projeto.

Envolvimento dos alunos:
Participaram diretamente três turmas do 8.º ano, envolvendo todos os alunos na recolha e registo de dados. Para o concurso, foi selecionado um caderno coletivo, elaborado por uma das turmas, com contributos de todos os seus elementos. Este documento reflete a diversidade de espécies identificadas no espaço exterior da escola.

Enquadramento curricular e extracurricular:
Enquadramento Curricular
O projeto enquadra-se nos conteúdos da disciplina de Ciências Naturais do 8.º ano, nomeadamente:
• A diversidade de seres vivos nos ecossistemas;
• As interações entre os seres vivos e o meio envolvente;
• A importância da biodiversidade e as ameaças à sua conservação.
Enquadramento Extracurricular
O projeto teve também uma componente extracurricular, desenvolvida no âmbito do Clube Ciência Viva na Escola e em articulação com o Programa Eco-Escolas, através de:
• Observação e registo de espécies no exterior;
• Intervenções de preservação ecológica (remoção de invasoras, manutenção do charco);
• Atividades práticas de valorização da biodiversidade.
Estas atividades contribuíram para os objetivos do Eco-Escolas, promovendo a educação ambiental, a ligação à natureza e o envolvimento ativo dos alunos na preservação da biodiversidade local.

Divulgação:
Os resultados do projeto foram divulgados através de uma exposição interna, com destaque para algumas das espécies identificadas. O caderno coletivo selecionado foi também publicado na página de Facebook do Agrupamento, promovendo o envolvimento da comunidade educativa e dando visibilidade à biodiversidade local e ao trabalho realizado pelos alunos.