Escola Secundária da Moita (Moita)
Escalão: Escalão 3 - Secundário, Profissional e Superior
Ano de Escolaridade:
11.º
N.º de Participantes:
8
Páginas do Caderno de Campo:
Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:
Apresentação do trabalho:
A ideia começou pelas atividades laboratoriais da disciplina de Biologia e Geologia, nomeadamente o estudo da reprodução assexuada e sexuada.
Foram escolhidas espécies mediterrânicas que já existem na escola, pois pretendemos tornar a escola um Bosque Mediterrânico.
Algumas das espécies foram semeadas (reprodução assexuada), nomeadamente os Quercus através das suas bolotas, e as restantes espécies foram reproduzidas assexuadamente por multiplicação vegetativa pelo método das estacas.
Esta parte inicial decorreu no Laboratório de ciências, tendo sido criado um viveiro com luz, temperatura e disponibilidade hídrica controladas.
O trabalho acabou por se ramificar para o projeto de Cidadania e Desenvolvimento de uma das turmas, subordinado ao tema do Ambiente e Sustentabilidade, e integrado no Desafio "Biodiversidade na minha escola", do Projeto Eco-Escolas.
Após cerca de 3 meses as plantas envasadas foram transportadas para o jardim interior da escola, para aclimatação. Passaram por alguns temporais, sendo que algumas não resistiram.
As espécies multiplicadas foram Quercus suber (sobreiro), Quercus coccifera (carrasco), Quercus rotundifolia (azinheira), Rosmarinus officinalis (Alecrim), Viburnum tinus (Folhado), Arbustus unedo (medronheiro), Laurus nobilis (Louro), Pistacia lentiscus (Aroeira), entre outras.
Foram escolhidas 6 espécies para realizar o caderno de campo, que foi feito digitalmente em Canva, incluindo fotografia da planta no viveiro e após transplante, desenho de estruturas da planta e uma seleção de características anatómicas, fisiológicas e aplicações ou factos interessantes sobre a mesma.
No âmbito do Projeto de Cidadania foi também envolvida uma turma de 1.º ciclo do Agrupamento que foi convidada para vir à Escola Secundária para fazer o transplante das plantas mediterrânicas anteriormente multiplicadas, bem como ouvir a história do livro "O Homem que plantava árvores", narrada por um aluno, sob a forma de kamishibai.
O projeto terminou com a divulgação no Congresso Jovem Eco-Escolas, no Auditório da Biblioteca Bento de Jesus Caraça, numa iniciativa que reúne os alunos do Agrupamento de Escolas da Moita numa partilha de projetos, através da apresentação pública dos trabalhos realizados ao longo do ano, com a presença de entidades parceiras.
O trabalho pode ser visto em e-book aqui: https://heyzine.com/flip-book/d0dc85079f.html
Envolvimento dos alunos:
Os alunos dinamizadores do projeto, que o planearam e estiveram presentes em todas as fases foram 8.
Na parte da sementeira das bolotas e estacaria das outras plantas estiveram envolvidos 52 alunos de duas turmas de Ciências e Tecnologias.
No transplante e história "O Homem que Plantava Árvores" participaram 16 alunos do 4.º ano de escolaridade e os 8 alunos promotores de projeto.
Este grupo de alunos apresentou o projeto no Congresso para um público de 162 alunos.
Enquadramento curricular e extracurricular:
A parte da reprodução assexuada e sexuada foi realizada e estudada na disciplina de Biologia e Geologia.
O resto do projeto foi feito em diversas disciplinas, no âmbito do projeto de Cidadania e Desenvolvimento.
Divulgação:
A divulgação do projeto foi feita no site da escola, através do padlet Eco-Escolas, que se pode aceder em https://padlet.com/dinadias2/projeto-ecoescolas-wzci2ysg9ir4gyee .
Também foi divulgado no Congresso Jovem Eco-Escolas, realizado no dia 2 de junho no Auditório da Biblioteca Bento de Jesus Caraça, numa iniciativa que reúne os alunos do Agrupamento de Escolas da Moita numa partilha de ideias, através da apresentação pública dos projetos realizados ao longo do ano.