A Biodiversidade da Minha Escola 2024-25 | Trabalhos – Desafio Alunos

Escola EBI/JI Prof. Dr. Ferrer Correia (Miranda do Corvo)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ano de Escolaridade:
8º.ano

N.º de Participantes:
20

Páginas do Caderno de Campo:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Apresentação do trabalho:
Descrição da atividade:
Começamos por fazer uma aula de campo, passeando pelo recinto escolar e auscultar os alunos sobre as espécies e os espaços que se vão percorrendo.
Após estes passos, foi discutido com os alunos:
O que vamos fazer?
Que características apresenta a biodiversidade existente na escola que merecem ser estudadas?
Que espécies vamos estudar?
Existem espécies invasoras?
Qual a importância da Biodiversidade para a manutenção da vida e equilíbrio do Planeta Terra?
Preparação e planeamento do trabalho
Constituição dos grupos de trabalho.
Escolha de um espaço do jardim para cada grupo.
Definição de tempos e espaços para o trabalho de pesquisa e de campo.
Reconhecimento de cada local.
Distribuição/divisão de tarefas, em grupo.
Fotografar e identificar espécies (Plantnet, iNaturalist, biodiversity4all)
Trabalho de campo realizado pelos alunos no recinto escolar.
Elaboração da descrição das espécies pelos alunos
Realização das ilustrações.
Realização do caderno de campo com as espécies identificadas no recinto escolar.

Envolvimento dos alunos:
Constituição dos grupos de trabalho.
Escolha de um espaço do jardim para cada grupo.
Definição de tempos e espaços para o trabalho de pesquisa e de campo.
Reconhecimento de cada local.
Distribuição/divisão de tarefas, em grupo.
Fotografar e identificar espécies (Plantnet, iNaturalist, biodiversity4all)
Trabalho de campo realizado pelos alunos no recinto escolar.
Elaboração da descrição das espécies pelos alunos
Realização das ilustrações.
Realização do caderno de campo com as espécies identificadas no recinto escolar.

Enquadramento curricular e extracurricular:
Enquadramento curricular e extracurricular: Realizado na disciplina de Ciências Naturais, Cidadania e Educação Visual tem de se falar com a Graça e Paula Tomé)

Divulgação:
Divulgação do caderno de campo, pela comunidade escolar, na página da escola.