A Biodiversidade da Minha Escola 2024-25 | Trabalhos – Desafio Alunos

Escola Básica André de Resende (Évora)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ano de Escolaridade:
8.º Ano

N.º de Participantes:
57

Páginas do Caderno de Campo:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Apresentação do trabalho:
Tendo em conta o desconhecimento da maioria das espécies existentes no recinto escolar (fauna e flora), por parte dos alunos, os Coordenadores Eco-Escolas desafiaram as turmas de 8.º ano a participar no desafio “A Biodiversidade da minha Escola”. Para além de ter dado a conhecer a biodiversidade do estabelecimento escolar, a atividade promoveu, ainda, a sua proteção/preservação. Desta forma, os alunos tiveram a oportunidade de observar as espécies de perto (algo que nunca tinham efetuado), fotografar e pesquisar sobre as mesmas e, por fim, realizar as respetivas ilustrações. As turmas A, B e C, do referido ano de escolaridade, efetuaram duas sessões de observação de flora e fauna no recinto escolar, integradas na disciplina de Ciências Naturais, com o respetivo docente, através das quais capturaram inúmeras imagens/fotografias das espécies encontradas. De seguida, numa outra aula, e de forma individual, selecionaram uma única espécie e procederam à sua identificação, com o auxílio de diversas aplicações móveis. Através de um documento uniformizado, fornecido pelo docente da disciplina, e em contexto de sala de aula, os discentes pesquisaram em diversos sites por forma a conhecer melhor a sua espécie. Nesse documento foram registando as seguintes informações: nome vulgar e científico da espécie, as principais características, algumas curiosidades, a sua localização na escola (só para a flora/fungos), a data de observação, assim como a identificação do autor, número e turma. Posteriormente e, em articulação com a disciplina de Educação Visual, os alunos procederam à ilustração da espécie. Para além disso, cada uma das turmas envolvidas procedeu, ainda, à elaboração da respetiva capa do caderno de campo, o qual contempla todos os trabalhos individuais dos discentes da turma. De todos os trabalhos realizados foram selecionados os seis apresentados a concurso. Todas as dúvidas que iam surgindo eram de imediato esclarecidas pelos docentes das referidas disciplinas (CN e EV). A metodologia utilizada consistiu nas seguintes etapas: aulas no exterior/recinto da escola; investigação; ilustração e, por último, a divulgação dos três cadernos de campo.

Envolvimento dos alunos:
Inicialmente, as turmas A, B e C, do 8.º Ano, num total de 60 alunos, foram envolvidos pelos Coordenadores do Programa Eco-Escolas, que lhes lançaram o desafio, assim como aos docentes das disciplinas de Ciências Naturais e Educação Visual.

Enquadramento curricular e extracurricular:
De referir que a realização deste desafio se enquadrou nos currículos das duas disciplinas, proporcionando aos alunos o desenvolvimento de competências inerentes à aprendizagem baseada na metodologia de projeto.

Divulgação:
A divulgação dos cadernos de campo elaborados serão dados a conhecer no último Conselho Eco-Escolas, no entanto, de momento, já se encontram disponíveis para consulta nos placards Eco-Escolas, existentes nos Pavilhões A e B da escola, respetivamente, Bloco do 2.º e 3.º Ciclos.