Escola Básica Integrada Prof.ª Ana Maria Ferreira Gordo (Crato)
Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo
Ano de Escolaridade:
7º/8º anos + Clube de Clube de Ciências
N.º de Participantes:
20
Páginas do Caderno de Campo:
Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:
Apresentação do trabalho:
Como coordenador do programa na escola, comecei por divulgar o desafio, início do 3º período, na disciplina curricular de oferta de escola, Projet@r-te, havendo um grupo de 3 alunos que mostraram interesse na participação, organizando a observação da flora e fauna da escola, utilizando binóculos, lupas de mão, máquina fotográfica e telemóvel, instalando a app Google Lens, como ajuda na identificação de espécies.
Para reforçar e melhorar a participação da escola, divulguei a atividade na turma de 7º ano e no clube de Ciências, articulando com a professora de Ciências Naturais, também coordenadora do respetivo clube.
Os alunos, organizaram-se em grupos, de acordo com o seu interesse, um grupo de observação, utilizando, lupas e binóculos, um grupo de imagem, registando fotos, no telemóvel ou máquina fotográfica da escola, sala LED, um grupo tentava identificar as espécies, com a ajuda da app, um grupo fez a ilustração das espécies, um grupo, elaborou o caderno de campo digital, sob a supervisão do professor de TIC.
Foram identificadas mais de 20 espécies, não sendo fácil escolher as 6 que iam fazer parte do caderno de campo.
O caderno de campo digital, assim como as fotos, em particular, das saídas de campo, vão ser publicadas na página da escola, logo que possível, uma vez que a mesma está, neste momento, indisponível. Logo que o problema informático seja resolvido pela entidade responsável, sediada em Évora, procede-se à divulgação do trabalho desenvolvido, no âmbito do desafio “A Biodiversidade da minha Escola.
A observação, da flora e fauna, decorreu no recinto escolar e no espaço envolvente.
Envolvimento dos alunos:
Como já referi, foram envolvidos 3 alunos da turma de 8ºano (2 inscritos no Clube de Ciências), 10 alunos da turma de 7ºano (4 inscritos no Clube de Ciências) e 12 alunos do Clube de Ciências (inclui alunos de 6º, 7º e 8º anos).
No total, participaram no desafio, cerca de 20 alunos.
O envolvimento dos alunos aconteceu todas as 4ªfeiras, durante a manhã, na hora de Projet@r-te (alunos de 8ºano) e de Ciências Naturais (alunos de 7ºano), durante a tarde, na hora do Clube de Ciências
Enquadramento curricular e extracurricular:
Como referido, anteriormente, o trabalho foi desenvolvido nas disciplinas curriculares, Projet@r-te e Ciências Naturais, e extracurricular, Clube de Ciências.
Divulgação:
A divulgação vai ser feita através da página da escola que, neste momento, está indisponível, incluindo
fotos de todo o processo de participação no desafio, em particular, as saídas de campo, recinto escolar e
espaço envolvente, permitindo a elaboração do caderno de campo, publicado através do seguinte link:
https://online.fliphtml5.com/pkimt/pvop/