Escola EB 2,3 Febo Moniz (Almeirim)
Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo
Ano de Escolaridade:
6º ano
N.º de Participantes:
80
Páginas do Caderno de Campo:
Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:
Apresentação do trabalho:
O trabalho foi planificado inicialmente pelos professores de Oficina das Ciências com a realização de Saídas de Campo que permitiriam explorar o espaço exterior da escola, levando os alunos a olhar para o meio envolvente com outros olhos, desenvolvendo um espírito explorador e crítico relativamente à biodiversidade.
Posteriormente as professoras envolvidas que também lecionam Ciências Naturais organizaram as suas aulas de acordo com os objetivos a que nos proponhamos, levar os alunos a realizar uma saída de campo onde iriam utilizar o telemóvel como uma ferramenta pedagógica usando uma aplicação digital que permitiu identificar as diferentes espécies da flora do espaço exterior da escola.
Numa primeira fase os alunos realizaram um jogo de espécies envolventes que permitiu identificar pela primeira vez diferentes espécies para que na saída de campo já fosse mais fácil identificá-las; depois de formados os grupos os alunos distribuíram tarefas e as zonas a explorar pelos diversos grupos.
De seguida foram fazendo os seus registos fotográficos e foram realizando o relatório de saída de campo "Um olhar sobre a biodiversidade".
Por fim os alunos apresentaram os seus trabalhos e colocaram no Padlet os registos fotográficos.
Envolvimento dos alunos:
Os alunos envolvidos foram 4 turmas de 6º ano (80 alunos) nas aulas de Oficina das Ciências e de Ciências Naturais, durante o 2º Período.
Enquadramento curricular e extracurricular:
Reconhecer a importância dos agentes de polinização, da dispersão e da germinação das sementes na manutenção das espécies e equilíbrio dos ecossistemas;
Discutir a importância das plantas para a vida na Terra e medidas de conservação da floresta autoctóne;
Formular opiniões críticas sobre ações humanas que condicionam a biodiversidade e sobre a importância da sua preservação.
Caracterizar alguma da biodiversidade existente a nível local, regional e nacional, apresentando exemplos de relações entre a flora e a fauna nos diferentes habitats;
Identificar espécies da fauna e da flora invasora e suas consequências para a biodiversidade local;
Integrar saberes de diferentes disciplinas para aprofundar temáticas de Ciências Naturais;
Construir explicações científicas baseadas em conceitos e evidências científicas, obtidas através da realização de atividades de investigação práticas, simples e diversificadas de campo e de pesquisa para responder a problemas;
Descrever processos de pensamento usados durante a realização de uma tarefa ou abordagem de um problema;
Considerar o feedback dos pares para melhoria ou aprofundamento de saberes;
Reorientar o seu trabalho, individualmente ou em grupo, partindo da explicitação de feedback do professor;
Colaborar com outros, apoiar terceiros em tarefas;
Fornecer feedback para melhoria ou aprofundamento de ações.
Divulgação:
A divulgação deste projeto na comunidade educativa realizou-se através do Padlet Saídas de Campo - Oficina das Ciências e será também divulgado no Conselho Eco-Escolas onde estarão os representantes dos alunos do 2º e 3º ciclo com os delegados e subdelegados de turma e os nossos parceiros e conselheiros.
O link do nosso padlet é o seguinte;
https://padlet.com/silviepaulino/sa-das-de-campo-oficina-das-ci-ncias-byrgsyq1db1sabxl