Escola Básica de Chouselas (Vila Nova de Gaia)
Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo
Ano de Escolaridade:
3º
N.º de Participantes:
24
Páginas do Caderno de Campo:
Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:
Apresentação do trabalho:
A Escola Básica de Chouselas dispõe de um espaço exterior bastante extenso, com muitos canteiros, grandes floreiras, mini horta, grandes árvores e arbustos… Isto pressupõe uma vida animal e vegetal rica e diversificada.
O trabalho realizado pelos 24 alunos da turma T11 do 3º ano implicou a exploração de todo esse espaço com umas “lentes” carregadas de curiosidade. Em grupos de 4 elementos, os alunos partiram à descoberta, tendo como única condição prévia escolherem um ser vivo: animal ou planta. Percorreram todo o espaço e tiveram de chegar a acordo quanto ao objeto da sua observação. Este foi fotografado pela professora. Durante o trabalho de campo, cada criança foi registando na sua sebenta aspetos que considerou importantes em relação à observação que fez (local, data, cor, forma…).
De regresso à sala de aula, em grupo, os alunos pesquisaram no computador as informações necessárias sobre o ser vivo escolhido. Organizaram e registaram a informação numa folha e desenharam o animal ou a planta. No final, juntaram-se todos os trabalhos para a elaboração do Caderno de Campo.
Todos os alunos puderam ainda observar amostras do “seu” ser vivo ao microscópio.
A divulgação do trabalho foi feita por cada grupo a uma turma da escola.
Envolvimento dos alunos:
24 alunos participaram em todas as etapas do trabalho, quer organizados em grupo, quer realizando tarefas individuais.
Enquadramento curricular e extracurricular:
O trabalho enquadra-se perfeitamente no programa de Estudo do Meio e vai de encontro às aprendizagens essenciais definidas para aquela área.
Divulgação:
Os alunos apresentaram o Caderno de Campo a outra turma da escola.
Diariamente, cada criança leva o Caderno de Campo para casa para mostrar aos pais e outros familiares.