Escola Básica e Secundária de Rio Tinto (Gondomar)
Escalão: Escalão 3 - Secundário, Profissional e Superior
										Ano de Escolaridade:
11º
                                    
										N.º de Participantes:
8
                                    
Páginas do Caderno de Campo:
Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:
										Apresentação do trabalho:
O desafio teve como principal objetivo, conhecer as árvores na minha Escola que rodeiam o espaço escolar e promover  ações para  proteção da biodiversidade. O desafio lançado foi o de documentar a diversidade de espécies de flora que encontram no recinto escolar, através da observação, da pesquisa, captura de imagens, elaboração de ilustrações e a descrição e suas características. 
Objetivos gerais: 
· Desafiar os alunos a utilizar o exterior da escola para projetos de aprendizagem ativa em trabalho de campo; 
· Conhecer e dar a conhecer a diversidade de espécies que “visitam” os espaços exteriores da escola; 
· Desenvolver as competências inerentes à aprendizagem baseada em projetos; 
· Incentivar a ligação à natureza pela comunidade educativa: conhecer para proteger.
                                    
										Envolvimento dos alunos:
Foi envolvida uma turma (24 alunos). Aqui apresentamos o trabalho de um dos grupos (8 alunos) que realizaram sessões de observação de flora no recinto escolar , identificaram as espécies, com auxílio de guias de identificação ou outros elementos bibliográficos e de aplicações móveis, como o iNaturalist / Biodiversity4All /Lens. Capturaram imagens (utilizando máquina fotográfica e/ou telemóvel) das espécies encontradas e elaborar uma ilustração de cada espécie identificada. Elaboraram um caderno de campo com o registo das espécies identificadas,dedicando cada página do caderno a apenas uma espécie com a seguinte informação: nome da espécie (vulgar e científico), principais características, uma fotografia e uma ilustração da espécie, localização da espécie na escola, data e local da observação.
                                    
										Enquadramento curricular e extracurricular:
Integrado no tema, Áreas Rurais em Mudança: Território Florestal, no Tema Eco Escola num dos seus desafios.
                                    
										Divulgação:
Através de um webside  e nos outdoors da escola.
                                    
 
                    
