A Biodiversidade da Minha Escola 2024-25 | Trabalhos – Desafio Alunos

Escola Secundária Alexandre Herculano (Porto)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ano de Escolaridade:

N.º de Participantes:
22

Páginas do Caderno de Campo:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Apresentação do trabalho:
No seguimento das aprendizagens desenvolvidas nas aulas de Ciências Naturais sobre biodiversidade, foi realizada uma atividade de campo com a turma do 8.ºA, com o objetivo de aplicar os conhecimentos adquiridos em contexto real. A turma foi dividida em pequenos grupos e cada grupo teve como missão identificar seis espécies (flora, micro e macrorganismos) presentes no espaço escolar. Para isso, recorreram a aplicações móveis como a PlantNet e a iNaturalist, facilitando o reconhecimento das espécies.
Cada grupo preencheu uma folha de caderno de campo, onde registou a fotografia da espécie, uma ilustração feita à mão, o nome vulgar e o nome científico, as principais características (observadas diretamente ou pesquisadas online), a localização da espécie na escola, bem como a data e o local da observação.
Numa fase posterior, os grupos digitalizaram o seu trabalho, transpondo as informações recolhidas para a plataforma Canva, onde criaram apresentações visuais com os dados do caderno de campo. Para além disso, desse produto criaram um flipbook que será divulgado, no Dia do Ambiente, o link por toda a comunidade escolar, através de um QR Code.
Na aula final dedicada a este projeto, foi realizada uma atividade laboratorial com recolha e análise de uma amostra de solo do recinto escolar. Os alunos avaliaram a dureza do solo, a sua permeabilidade e identificaram a rocha-mãe subjacente, complementando assim a investigação sobre os fatores que influenciam a biodiversidade.

Envolvimento dos alunos:
Foram envolvidos 22 alunos de uma turma do 8º ano.

Enquadramento curricular e extracurricular:
Enquadramento Curricular
Do ponto de vista curricular, esta atividade integra o currículo do 8º ano de Ciências Naturais, no âmbito do tema biodiversidade.
Do ponto de vista extracurricular, a atividade promove aprendizagem ativa e fora da sala de aula, através de uma abordagem prática e exploratória do meio envolvente (a escola como ecossistema); o trabalho de grupo e colaboração, estimulando a partilha de responsabilidades e a tomada de decisões em conjunto; a educação para a cidadania ambiental, incentivando comportamentos sustentáveis, respeito pela natureza e valorização do património natural local; a promoção da literacia digital e científica, com a utilização de ferramentas como o PlantNet, o iNaturalist e o Canva para investigação, comunicação e criatividade; a integração com áreas como TIC, Educação Visual e Cidadania e Desenvolvimento, reforçando uma abordagem interdisciplinar.

Divulgação:
Como referido anteriormente na descrição do trabalho, os alunos, após a elaboração do conteúdo no Canva, criaram um Flipbook digital, com o objetivo de o tornar visualmente semelhante a um verdadeiro caderno de campo. Este Flipbook foi disponibilizado através de um link de acesso, o qual foi convertido num código QR, facilitando a sua partilha e visualização. O código será divulgado junto da comunidade educativa, no Dia do Ambiente, permitindo a todos os interessados aceder ao trabalho realizado pelos alunos de forma prática e interativa.
Link do Flipbook: https://online.fliphtml5.com/vcdtq/nkjc/