A Biodiversidade da Minha Escola 2024-25 | Trabalhos – Desafio Alunos

Escola Básica Marinhas do Sal (Rio Maior)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ano de Escolaridade:
8º Ano

N.º de Participantes:
65

Páginas do Caderno de Campo:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Apresentação do trabalho:
A atividade foi desenvolvida com as turmas do 8.º ano com o objetivo de promover a observação, valorização e consciencialização sobre a diversidade de seres vivos presentes no ambiente escolar. A proposta integrou momentos teóricos e práticos, incentivando o olhar atento e investigativo dos alunos, ao mesmo tempo que fortaleceu a ligação com o meio envolvente.
O trabalho teve início com sessões em sala de aula, onde se abordaram conceitos fundamentais relacionados com a biodiversidade, a sua importância ecológica, social e económica, bem como os principais fatores que a ameaçam. Posteriormente, os alunos foram organizados em pequenos grupos e orientados a explorar os espaços exteriores da escola – como jardins, pátios e áreas verdes – com o intuito de observar, registar e identificar a biodiversidade local, nomeadamente plantas, insetos e outros pequenos seres vivos.
Durante as saídas de campo, os alunos utilizaram telemóveis e câmaras fotográficas para tirar fotografias e recorreram às aplicações iNaturalist e PlantNet para ajudar na identificação das espécies encontradas.
Com base nos registos recolhidos, cada grupo elaborou cartazes informativos e criativos, que incluíram imagens, ilustrações e os nomes comuns e científicos, características e curiosidades.

Envolvimento dos alunos:
A atividade envolveu 65 alunos das três turmas do 8.º ano, no âmbito da disciplina de Ciências Naturais, com a colaboração do Clube Eco-Escolas, que apoiou na orientação.

Enquadramento curricular e extracurricular:
Esta atividade enquadrou-se no currículo da disciplina de Ciências Naturais, mais especificamente no estudo da biodiversidade e dos ecossistemas, conforme previsto nas Aprendizagens Essenciais para o 8.º ano. A componente prática da observação direta e da identificação de espécies permitiu consolidar conteúdos teóricos abordados em sala de aula, promovendo uma aprendizagem mais significativa. Paralelamente, a atividade teve uma forte vertente extracurricular, através da colaboração com o Clube Eco-Escolas, que contribuiu com orientações no âmbito da educação ambiental, reforçando o compromisso da escola com a sustentabilidade e a cidadania ativa.

Divulgação:
Os cartazes serão posteriormente expostos, permitindo partilhar o trabalho desenvolvido com a comunidade escolar e promovendo a educação ambiental de forma participativa e apelativa. Além disso, o caderno de campo elaborado pelos alunos ficará disponível para consulta, reforçando o registo das observações realizadas e servindo como recurso pedagógico para futuras atividades.