Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (Lisboa)
Escalão: Escalão 3 - Secundário, Profissional e Superior
Ano de Escolaridade:
Ensino superior
N.º de Participantes:
3
Páginas do Caderno de Campo:
Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:
Apresentação do trabalho:
O trabalho foi desenvolvido em três fases principais. Numa primeira etapa, procedeu-se ao planeamento da
atividade, definindo-se os objetivos e organizando uma saída de campo, na universidade. Para fotografar as espécies, deslocámo-nos a um local mais isolado, com o intuito de observar a natureza com o mínimo de interferência humana, permitindo assim um registo mais autêntico da biodiversidade local. Durante essa saída, foram tiradas fotografias de várias espécies. Na fase seguinte, realizámos uma pesquisa para identificar corretamente as espécies fotografadas, recorrendo a fontes fiáveis para garantir a precisão da informação. Por fim, todos os dados reunidos foram organizados num caderno, cuja elaboração foi realizada com a colaboração de uma colega.
Envolvimento dos alunos:
Participaram três alunas neste projeto, Eco-Conselheiras, cada uma com uma função específica. Uma ficou responsável pela recolha das imagens, realizando a saída de campo e fotografando as espécies. Outra aluna fez a pesquisa e identificação das espécies fotografadas, utilizando fontes fiáveis. A terceira aluna organizou todas as informações recolhidas e elaborou o caderno de campo final.
Enquadramento curricular e extracurricular:
O projeto enquadra-se no âmbito do programa Eco-Escolas, promovendo a educação ambiental, a cidadania ativa e o contacto direto com a natureza. Esta atividade contribui para o desenvolvimento de competências transversais, tais como a investigação científica, a literacia ambiental, o trabalho colaborativo e a valorização da biodiversidade.
Divulgação:
A divulgação foi feita internamente, entre os elementos da equipa Eco-Escolas. Os resultados e o processo
foram partilhados com os restantes membros através de reuniões de equipa e comunicação informal, promovendo o envolvimento da comunidade educativa e reforçando o espírito de colaboração.
Foi divulgada nas redes sociais.