Escola EB 2,3 de Pedrouços (Maia)
Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo
Ano de Escolaridade:
8º
N.º de Participantes:
17
Páginas do Caderno de Campo:
Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:
Apresentação do trabalho:
O Trabalho envolveu 17 alunos da turma 8ºE, organizados em 2 grupos tendo sido elaborados 2 cadernos distintos. Foi implementado nas aulas de ciências naturais, sob a orientação da professora Sandra Aguiar, com o objetivo de investigar a biodiversidade existente no jardim da escola. Com esta atividade pretendeu-se aplicar a metodologia de trabalho de projeto e de grupo, promover a tomada de decisões e incentivar a proteção da biodiversidade.
Envolvimento dos alunos:
Os alunos demonstraram muito interesse e empenho na realização das diversas fases do projeto. Com o avançar do tempo, a curiosidade crescente aumentou a motivação e o gosto em apresentar um resultado final como fruto do trabalho desenvolvido.
Enquadramento curricular e extracurricular:
Envolveu trabalho prático de campo, a utilização de dispositivos móveis em contexto pedagógico para identificação de espécies e georreferenciação com a aplicação iNaturalist, flora.on e guias de campo. Posteriormente, foi elaborado o guia de campo.
Os alunos tiraram várias fotografias com os telemóveis, identificaram as espécies e realizaram as ilustrações, tendo escolhido seis para integrar o caderno de campo.
Divulgação:
A divulgação será feita à comunidade através de exposição na escola e divulgação no site do Agrupamento.